Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/688
Título: Desenvolvimento de um dispositivo de hardware e software com Arduino para auxiliar na acessibilidade visual
Título(s) alternativo(s): Development of a hardware and software device with Arduino to aid visual accessibility
Autor(es): SILVA, Elton Lima da
Orientador(es): ANDRADE, Kleber de Oliveira
Outro(s) contribuidor(es): SANCHES, Paula da Fonte
OLIVEIRA, Diógenes Pissinati de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sistemas embarcados;Dispositivos móveis - aplicativos;Arduino;Informatica - acessibilidade
Data do documento: 28-Jun-2017
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SILVA, Elton Lima da. Desenvolvimento de um dispositivo de hardware e software com Arduino para auxiliar na acessibilidade visual, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2017
Resumo: Este projeto acadêmico tem como objetivo, proporcionar para as pessoas com limitações visuais uma nova forma de auxílio para sua locomoção, sendo uma ferramenta de apoio para detecção de obstáculos localizados na altura do tórax do indivíduo, evitando assim a colisão frontal com estes objetos, este dispositivo não descarta o uso da tradicional bengala que tem a função de detectar obstáculos no solo, mas é uma alternativa que vem substituir a aquisição de um cão guia que possui um custo elevado. O protótipo basicamente consiste em uma interface de hardware que possui uma placa eletrônica de prototipagem chamada Arduino Uno, um sensor ultrassônico, um módulo de Bluetooth, um micromotor de vibração, uma sirene do tipo Buzzer, um display LCD e uma bateria de 9 Volts, a lógica consiste em enviar pulsos ultrassônicos que irão colidir com obstáculos à frente, estes pulsos retornarão ao sensor que medirá a distância do objeto, ao detectar este objeto, o motor de vibração e o Buzzer serão acionados em intervalos que variam de acordo com a aproximação em relação ao obstáculo, quanto menor a distância maior a taxa de vibração e do alerta sonoro. Os dados referentes à distância serão enviados via Bluetooth para um smartphone que sintetizará em forma de voz a distância do objeto à frente. O usuário também poderá por meio de comando de voz falar um destino do qual gostaria de ir e o aplicativo no smartphone o guiará por meio do GPS do aparelho ao local informado.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/688
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20171S_SILVAEltonLimada_OD0121.pdf14.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.