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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6869
Title: | Os impactos do serviço de delivery online em estabelecimentos comerciais e para os clientes |
Authors: | SANTOS, Fernando Vieira dos BARROS, Gabriel Aveiro FABRICIO, Leonardo |
Advisor: | OLIVEIRA, Jucelaine Lopes de |
Other contributor: | MASOTTI, Demerval Rogério SANTOS, Antonio Manuel Carvalho dos |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Comércio eletrônico;Logística;Alimentação |
Issue Date: | 14-Dec-2018 |
Publisher: | 114 |
Citation: | SANTOS, Fernando Vieira dos, AVEIRO, Gabriel Barros, FABRICIO, Leon ardo.2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2018. |
Abstract: | Com o crescimento do E-commerce e dos estudos logísticos, a sociedade passou por
mudanças que afetaram tanto organizações quanto o dia a dia específico de cada
indivíduo que as compõe, uma dessas alterações ocorreu na relação entre ser
humano e alimentação. Para atender a uma nova demanda, surgiram os serviços de
delivery online, ferramenta que extingue etapas e traz novas oportunidades e opções
para o segmento alimentício. Pensando nisso, surgiram os questionamentos: quais as
mudanças ocasionadas pelos serviços de delivery online nos processos de um
estabelecimento, e qual a atual relação entre os estabelecimentos e clientes criada
através desses serviços de delivery? Para elucidar essas questões, foram feitas
pesquisas de caráter exploratório, contendo tanto traços quantitativos quanto
qualitativos. Foram elaborados dois questionários, um voltado aos estabelecimentos,
com o objetivo de entender as mudanças relacionadas aos processos após a
implantação do serviço de delivery online e também entender se esse sistema está
sendo viável, e outro voltado à sociedade, com questões tanto para usuários quanto
para não usuários dessa ferramenta, afim de entender a atual relação dos indivíduos
com os serviços de delivery online. Após analisarmos as respostas de 5
estabelecimentos, foi possível perceber que, apesar de passarem por mudanças,
como alterações nos prazos de entrega e a necessidade em contratar novos
funcionários, todos obtiveram lucro e consideraram a parceria com o serviço de
delivery online algo que agregou e trouxe bons resultados. Já através das respostas
dos usuários, pôde-se perceber que, apesar de enfrentarem problemas com atrasos,
grande parte dos usuários consideram o serviço de delivery online viável aos
estabelecimentos. With the growth of E-commerce and logistic studies, the society underwent changes that affected both organizations and the specific day-to-day of each individual that composes them, one of these changes occurred in the relationship between human being and food. To meet a new demand, online delivery services emerged, a tool that extinguishes steps and brings new opportunities and options for the food segment, thinking about it, the questions arose: what changes caused by online delivery services in the processes of an establishment and what is the current relationship between establishments and customers created through these delivery services? To elucidate these questions, exploratory research was done, containing both quantitative and qualitative traits. Two questionnaires were developed, one aimed at the establishments, with the purpose of understanding the changes related to the processes after the implementation of the online delivery service and also to understand if this system is viable, and another aimed at the society, with questions both for users and for non users of this tool, in order to understand the current relationship of individuals with online delivery services. After analyzing the responses of 5 establishments, it was possible to notice that, despite changes, such as changes in lead times and the need to hire new employees, all made a profit and considered the partnership with the online delivery service something that added and brought good results. Now through the users’ answers it was possible to notice that although they face problems with delays, a big parto f the users consider the delivery online service viable to the establishments. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6869 |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
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