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Title: Os impactos do serviço de delivery online em estabelecimentos comerciais e para os clientes
Authors: SANTOS, Fernando Vieira dos
BARROS, Gabriel Aveiro
FABRICIO, Leonardo
Advisor: OLIVEIRA, Jucelaine Lopes de
Other contributor: MASOTTI, Demerval Rogério
SANTOS, Antonio Manuel Carvalho dos
type of document: Monografia
Keywords: Comércio eletrônico;Logística;Alimentação
Issue Date: 14-Dec-2018
Publisher: 114
Citation: SANTOS, Fernando Vieira dos, AVEIRO, Gabriel Barros, FABRICIO, Leon ardo.2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2018.
Abstract: Com o crescimento do E-commerce e dos estudos logísticos, a sociedade passou por mudanças que afetaram tanto organizações quanto o dia a dia específico de cada indivíduo que as compõe, uma dessas alterações ocorreu na relação entre ser humano e alimentação. Para atender a uma nova demanda, surgiram os serviços de delivery online, ferramenta que extingue etapas e traz novas oportunidades e opções para o segmento alimentício. Pensando nisso, surgiram os questionamentos: quais as mudanças ocasionadas pelos serviços de delivery online nos processos de um estabelecimento, e qual a atual relação entre os estabelecimentos e clientes criada através desses serviços de delivery? Para elucidar essas questões, foram feitas pesquisas de caráter exploratório, contendo tanto traços quantitativos quanto qualitativos. Foram elaborados dois questionários, um voltado aos estabelecimentos, com o objetivo de entender as mudanças relacionadas aos processos após a implantação do serviço de delivery online e também entender se esse sistema está sendo viável, e outro voltado à sociedade, com questões tanto para usuários quanto para não usuários dessa ferramenta, afim de entender a atual relação dos indivíduos com os serviços de delivery online. Após analisarmos as respostas de 5 estabelecimentos, foi possível perceber que, apesar de passarem por mudanças, como alterações nos prazos de entrega e a necessidade em contratar novos funcionários, todos obtiveram lucro e consideraram a parceria com o serviço de delivery online algo que agregou e trouxe bons resultados. Já através das respostas dos usuários, pôde-se perceber que, apesar de enfrentarem problemas com atrasos, grande parte dos usuários consideram o serviço de delivery online viável aos estabelecimentos.
With the growth of E-commerce and logistic studies, the society underwent changes that affected both organizations and the specific day-to-day of each individual that composes them, one of these changes occurred in the relationship between human being and food. To meet a new demand, online delivery services emerged, a tool that extinguishes steps and brings new opportunities and options for the food segment, thinking about it, the questions arose: what changes caused by online delivery services in the processes of an establishment and what is the current relationship between establishments and customers created through these delivery services? To elucidate these questions, exploratory research was done, containing both quantitative and qualitative traits. Two questionnaires were developed, one aimed at the establishments, with the purpose of understanding the changes related to the processes after the implementation of the online delivery service and also to understand if this system is viable, and another aimed at the society, with questions both for users and for non users of this tool, in order to understand the current relationship of individuals with online delivery services. After analyzing the responses of 5 establishments, it was possible to notice that, despite changes, such as changes in lead times and the need to hire new employees, all made a profit and considered the partnership with the online delivery service something that added and brought good results. Now through the users’ answers it was possible to notice that although they face problems with delays, a big parto f the users consider the delivery online service viable to the establishments.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6869
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