Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6826
Título: Adaptações de plataformas digitais para ensino remoto: pesquisa de percepção do Microsoft Teams na Fatec Baixada Santista
Título(s) alternativo(s): Adaptations of digital platforms for remote teaching: Microsoft Teams perception research at Fatec Baixada Santista
Autor(es): BEZERRA, Allan Silva
ROCHA, Lucas de Melo
Orientador(es): SIGRIST, Vanina Carrara
Outro(s) contribuidor(es): CHIARA, Jorge Luiz
VIDAL, Rosemeire Cardozo
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Covid-19;Pandemias
Data do documento: 4-Dez-2021
Editor: 005
Referência Bibliográfica: BEZERRA, Allan Silva; ROCHA, Lucas de Melo. Adaptações de plataformas digitais para o ensino remoto: pesquisa de percepção da Microsoft Teams na Fatec Baixada Santista,, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia Baixada Santista, Santos, 2021
Resumo: Devido à pandemia global de COVID-19, o ensino remoto passou a fazer parte do cotidiano de muitas pessoas ao redor do mundo, com isso veio a necessidade de adaptação a esta nova forma de aprendizagem e suas ferramentas. O objetivo é refletir sobre algumas adaptações do ensino presencial para o remoto durante a pandemia e a percepção dos alunos da FATEC Baixada Santista em relação ao Microsoft Teams. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada exploratória e qualitativa, envolvendo revisão bibliográfica e pesquisa de campo junto aos discentes regularmente matriculados na instituição e um levantamento da plataforma demonstrando as principais mudanças ocorridas na ferramenta desde seu lançamento. Observaram-se que existem aspectos positivos e negativos, alguns fatores que contribuem para tais opiniões; a constante atualização da ferramenta sem aviso prévio por parte da Microsoft, a falta de capacitação e reciclagens periódicas em relação ao uso Microsoft Teams e sem dúvida o comportamento dos alunos no uso da ferramenta, tendo em vista que a plataforma oferece diversas possibilidades de comunicação, porém a falta de contato humano acaba sobressaindo em diversas questões relacionadas a proximidade com os outros alunos e os educadores.
Due to the COVID-19 global pandemic, remote learning has become part of the daily lives of many people around the world and with that came the need to adapt to this new way of learning and its tools. The objective is to reflect on some adaptations of face-to-face to remote teaching during the pandemic and the perception of FATEC Baixada Santista students in relation to Microsoft Teams. For this, an applied exploratory and qualitative research was carried out, involving a literature review and field research with students regularly enrolled in the institution and a survey of the platform demonstrating the main changes that have occurred in the tool since its launch. It was observed that there are positive and negative aspects, some factors that contribute to such opinions; the constant updating of the tool without prior notice from Microsoft, the lack of training and periodic recycling in relation to the use of Microsoft Teams and undoubtedly the students’ behavior in using the program, considering that the platform offers several possibilities for communication, but the lack of human contact ends up standing out in several issues related to proximity to other students and educators.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6826
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_artigo ADAPTAÇÕES DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA ENSINO REMOTO (1).pdf844.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.