Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6767
Título: A revolução 4.0 na indústria química
Autor(es): GUIMARÃES, Ariane Ferreira
MELLO, Débora Ramos de
Orientador(es): VALDO, Valdirene Ondina Platen
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Revolução industrial;Big data
Data do documento: 1-Dez-2021
Editor: 042
Referência Bibliográfica: GUIMARÃES, Ariane Ferreira; MELLO, Débora Ramos de. A revolução 4.0 na indústria química. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) - Escola Técnica Estadual Benedito Storani, Jundiaí, 2021.
Resumo: Atualmente, as pautas das indústrias químicas globais estão sendo definidas a partir do modelo de Indústria 4.0 e a implementação de suas tecnologias, seguindo o protótipo de ‘Fábricas Inteligentes’. Afirma-se que na Europa e em outros países desenvolvidos, como os Estados Unidos, a maior parte das fábricas aderiram ao modelo de Inteligência Artificial e Internet das Coisas, trazendo múltiplos benefícios, tais como: lucros, automatização de processos, gerenciamento de perdas e diminuição nos índices de acidentes de trabalho. No Brasil, algumas lacunas são destacadas e estima-se que o país ainda está em fase de transição entre a segunda e a terceira revolução industrial, principalmente em empresas locais, devido à falta de estrutura e de políticas efetivas para o seu progresso. Apesar do nosso país estar abaixo das expectativas globais, existe um grande potencial de expansão no setor químico, ao qual trará resultados positivos gerando alta no desenvolvimento socioeconômico brasileiro, criando novos empregos e maior flexibilidade aos funcionários.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6767
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemquímica_2021_2_arianeferreira_arevolução4.0naindústriaquímica.pdf386.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.