Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6601
Título: Desenvolvimento de pomada cicatrizante com ativos de stryphnodendron adstringens e syzygium aromaticum para o público diabético
Título(s) alternativo(s): Development of healing ointment with assets of Stryphnodendron Adstringens and Syzygium Aromaticum for the diabetic public
Autor(es): SILVA, Erika Paula Da
PEREIRA, Fernando
LIMA, Gabriele Evangelista
MOREIRA, Ferreira
CAÑETE, Gladys Ana Lucia Pereira
Orientador(es): SANT'ANA, Fernanda Caroline Bernardo
FERREIRA, Jeferson Eduardo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Diabetes mellitus;Cicatriz;Doença crônica;Cravo-da-índia
Data do documento: Jun-2017
Editor: 199
Referência Bibliográfica: SILVA, Erika Paula Da. PEREIRA, Fernando. LIMA, Gabriele Evangelista. MOREIRA, Ferreira. CAÑETE, Gladys Ana Lucia Pereira. Desenvolvimento de pomada cicatrizante com ativos de stryphnodendron adstringens e syzygium aromaticum para o público diabético, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Farmácia) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes, São Paulo, 2017.
Resumo: O diabetes é uma doença crônica provocada pela deficiência de produção e/ou secreção de insulina, uma síndrome metabólica que acomete milhares de pessoas ao redor do mundo, que leva a sintomas agudos e a complicações crónicas características. Seu distúrbio envolve o metabolismo de glicose das gorduras, e das proteínas e tem consequência tanto quando surge rapidamente como quando se desenvolve lentamente. Uma dessas consequências é a dificuldade de cicatrização de feridas causadas na pele, pois a morosidade do metabolismo da insulina resulta numa cicatrização lenta e incompleta das lesões. Tem sido previamente assumido que os níveis elevados de glicose danificam os vasos sanguíneos e também prejudica o sistema imunológico, culminando nos problemas na cicatrização. É por isso que muitas vezes o diabético tem de lidar com feridas mal curadas. Este trabalho tem como objetivo apresentar formulação farmacêutica com ativos extraídos do Stryphnodendron adstringens (barbatimão) e Syzygium aromaticum (cravo da Índia) em forma de pomada tópica para cicatrização de feridas, para atender especificamente pacientes portadores de Diabetes Mellitus. Através de pesquisas em artigos acadêmicos, foi possível perceber que princípios ativos extraídos do barbatimão e do cravo da india possuem propriedades capazes de proporcionar uma cicatrização rápida e de baixo custo ao paciente. Dessa forma pretende-se desenvolver tal formulação para auxiliar o portador de diabetes no controle de possíveis ferimentos causados na pele, evitando assim lesões que possam ter consequências mais graves se não tratadas de forma adequada.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6601
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
farm_2017_2_erikapaula_desenvolvimentodepomada.pdf
  Restricted Access
3.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.