Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6597
Título: | Raspberry e arduino emulado via software no ensino a distância de programação em ambiente de internet das coisas |
Autor(es): | FERREIRA, Gustavo Salomão |
Orientador(es): | TSAI, David |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Internet das coisas;Ambientes de programação;Softwares;Ensino por computador;Simulação computacional;Sistemas embarcados;Educação à distância;Eletrônica |
Data do documento: | 21-Jun-2021 |
Editor: | 002 |
Referência Bibliográfica: | FERREIRA, Gustavo Salomão. Raspberry e arduino emulado via software no ensino a distância de programação em ambiente de internet das coisas, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Resumo: | O Ensino a Distância não é um conceito novo e já é aplicado no aprendizado, em
instituições, pela internet,e vários outros meios, porém, atualmente, estamos
presenciando o EaD como uma necessidade e não mais uma opção, visto o momento
atual em que vivemos. Por isso, se torna o objetivo deste trabalho analisar se é possível
aplicar o ensino de IoT e assim da eletrônica e da programação ao Ensino à Distância.
Vamos então neste trabalho primeiramente revisar alguns conceitos para entender os
assuntos abordados, e em seguida levantaremos algumas ferramentas para simular
Arduino e Raspberry que podem nos auxiliar nesse objetivo, com foco em ferramentas
gratuitas para assim auxiliar educadores e instituições a aplicar essa metodologia. Após
esses passos, vamos levantar algumas limitações identificadas de cada ferramenta,
vantagens observadas ao usarmos emuladores, dificuldades gerais de aplicação do
ensino a distância e, por fim, concluir se de fato é viável a aplicação dessas ferramentas
para o ensino a distância de programação, eletrônica e IoT. Distance Learning is not a new concept and is already applied in learning, in institutions, through the internet, and various other means, however, currently, we are seeing EaD as a necessity and no longer an option, considering the current moment in which we live. Therefore, it becomes the objective of this work to analyze if it is possible to apply the teaching of IoT and thus of electronics and programming to Distance Learning. So, in this work, we will first review some concepts to understand the topics covered, and then we will analyze some tools to simulate Arduino and Raspberry that can help us in this objective, focusing on free tools to help educators and institutions to apply this methodology. After these steps, we will analyze some identified limitations of each tool, advantages observed when using emulators, general difficulties in applying distance learning and, finally, conclude if it is indeed feasible to apply these tools for distance learning of programming, electronics and IoT. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6597 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analiseedesenvolvimentodesistemas_2021_1_gustavosalomaoferreira_raspberryearduinoemulado.pdf Restricted Access | 1.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.