Please use this identifier to cite or link to this item: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6597
Title: Raspberry e arduino emulado via software no ensino a distância de programação em ambiente de internet das coisas
Authors: FERREIRA, Gustavo Salomão
metadata.dc.contributor.advisor: TSAI, David
metadata.dc.type: Monografia
Keywords: Internet das coisas;Ambientes de programação;Softwares;Ensino por computador;Simulação computacional;Sistemas embarcados;Educação à distância;Eletrônica
Issue Date: 21-Jun-2021
Publisher: 002
Citation: FERREIRA, Gustavo Salomão. Raspberry e arduino emulado via software no ensino a distância de programação em ambiente de internet das coisas, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021.
Abstract: O Ensino a Distância não é um conceito novo e já é aplicado no aprendizado, em instituições, pela internet,e vários outros meios, porém, atualmente, estamos presenciando o EaD como uma necessidade e não mais uma opção, visto o momento atual em que vivemos. Por isso, se torna o objetivo deste trabalho analisar se é possível aplicar o ensino de IoT e assim da eletrônica e da programação ao Ensino à Distância. Vamos então neste trabalho primeiramente revisar alguns conceitos para entender os assuntos abordados, e em seguida levantaremos algumas ferramentas para simular Arduino e Raspberry que podem nos auxiliar nesse objetivo, com foco em ferramentas gratuitas para assim auxiliar educadores e instituições a aplicar essa metodologia. Após esses passos, vamos levantar algumas limitações identificadas de cada ferramenta, vantagens observadas ao usarmos emuladores, dificuldades gerais de aplicação do ensino a distância e, por fim, concluir se de fato é viável a aplicação dessas ferramentas para o ensino a distância de programação, eletrônica e IoT.
Distance Learning is not a new concept and is already applied in learning, in institutions, through the internet, and various other means, however, currently, we are seeing EaD as a necessity and no longer an option, considering the current moment in which we live. Therefore, it becomes the objective of this work to analyze if it is possible to apply the teaching of IoT and thus of electronics and programming to Distance Learning. So, in this work, we will first review some concepts to understand the topics covered, and then we will analyze some tools to simulate Arduino and Raspberry that can help us in this objective, focusing on free tools to help educators and institutions to apply this methodology. After these steps, we will analyze some identified limitations of each tool, advantages observed when using emulators, general difficulties in applying distance learning and, finally, conclude if it is indeed feasible to apply these tools for distance learning of programming, electronics and IoT.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6597
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analiseedesenvolvimentodesistemas_2021_1_gustavosalomaoferreira_raspberryearduinoemulado.pdf
  Restricted Access
1.57 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.