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Título: A sobrevivência das microempresas em tempos de crise durante a pandemia do coronavírus
Título(s) alternativo(s): the survival of micro-enterprises in times of crisis during the coronavirus pandemic
Autor(es): BRAGA, Ana Julia De Oliveira
SILVA, Beatriz Pacheco Bezerra da
BASILIO, Felipe Duarte
LIMA, Gabrielly Francisco
Orientador(es): PIO, Priscila Lima
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Microempresas;Crise econômica;Covid-19
Data do documento: Dez-2021
Editor: 199
Referência Bibliográfica: BRAGA, Ana Julia De Oliveira. SILVA, Beatriz Pacheco Bezerra da. BASILIO, Felipe Duarte. LIMA, Gabrielly Francisco. . A sobrevivência das microempresas em tempos de crise durante a pandemia do coronavírus, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2021
Resumo: É de conhecimento geral que importantes acontecimentos recentes tenham afetado a economia não só do Brasil, mas do mundo, visto que a Covid-19, de forma generalizada, tenha prejudicado todas as áreas do país. Entretanto, o que chama atenção é que muitas microempresas tenham fechado suas portas por não se sustentarem perante a situação, pois as leis e tributações são uns dos problemas que dificultam os pequenos empresários que queiram movimentar o capital do território brasileiro. Sabemos que microempresa se refere à classificação das entidades cujo faturamento anual não ultrapassa 360.000 reais, podendo, dependendo da atividade, empregar de 9 a 19 funcionários, podendo optar entre o Simples Nacional, o lucro real ou o lucro imputado. Esses tópicos levantados são evidentes quando os comerciantes desejam empreender, visto que exista uma burocracia que dificulta no momento de realizar todos os processos de forma legal para iniciar a carreira. Como em consequência disso, grandes empresas renomadas no mundo têm por missão expandir suas filiações pelo mundo e visar o lucro a longo prazo, porém com exceção do Brasil, por se sentir inseguro perante esse e outros problema que o país tem no poder jurídico, assim dando a entender que não somente nas pequenas empresas existem essa dificuldade, mas também em grandes corporações que movimentam milhões de reais no mercado. Assim, nossa pesquisa foi realizada com cerca de 15 microempresas de diversos ramos de mercados. Ela foi elaborada por meio da plataforma digital Google Forms e as pessoas que contribuíram para a pesquisa acessaram por meio do link. Com os resultados da pesquisa, podemos considerar que a maioria dos entrevistados não tinham um planejamento estratégico para futuras crises e que a pandemia impactou fortemente seus negócios. Em relação a mudanças aplicadas durante a crise, a maioria dos microempresários não acharam necessário uma adaptação de recursos, portanto seguiram com a mesma forma de trabalho, mas uma boa parte fez a utilização do marketing digital e do e-commerce como estratégia, além da implantação de planejamento estratégico para possíveis crises futuras.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6480
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