Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6373
Título: Desenvolvimento teórico de sabonete íntimo fitoterápico a base de camomila (matricaria chamomilla) e barbatimão (stryphnodendron adstringens)
Título(s) alternativo(s): Theoretical development of intimate soap Phytotherapeutic chamomile base (Matricaria Chamomilla) and Barbatimão (Stryphnodendron Adstringens)
Autor(es): SANTOS, Ana Carolina Simões
DUARTE, Aline
SOUZA, Davi da Silva
LUZ, Elen Polyana Lima de
BARROS, Iasmin Norberto de
CARVALHO, Jessica de
Orientador(es): SANT'ANA, Fernanda Caroline Bernardo
KOZAN, Thaymara Ferreira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Farmácia;Fitoterapia;Camomila
Data do documento: Dez-2020
Editor: 199
Referência Bibliográfica: SANTOS, Ana Carolina Simões. DUARTE, Aline. SOUZA, Davi da Silva. LUZ, Elen Polyana Lima de. BARROS, Iasmin Norberto de. CARVALHO, Jessica de. Desenvolvimento teórico de sabonete íntimo fitoterápico a base de camomila (matricaria chamomilla) e barbatimão (stryphnodendron adstringens), 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Farmácia) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes, São Paulo, 2020.
Resumo: As infecções do trato vaginal são um problema recorrente na vida da mulher, sendo as mais comuns a candidíase vulvo vaginal e a vaginose bacteriana. O possível tratamento fitoterápico através da camomila e barbatimão podem ser um aliado eficiente no combate destas infecções. A candidíase vulvo vaginal por ser a infecção mais comum muitas mulheres sofrem de forma persistente sem saber sobre os fatores que levam ao quadro de infeção, a região genital feminina contém um grande número de microrganismos, bactérias na maior parte desta microbiota. Existe uma gama de fatores de risco que podem afetar o trato vaginal e provocar infecções como: contraceptivos orais, diabete melitus, baixa imunidade, higiene inadequada, uso de roupas intimas apertadas ou úmidas entre outros. A cândida albicans é o agente etiológico proeminente nesse tipo de infecção. O uso de plantas medicinais se mostra muito eficaz no tratamento da candidíase vulvo vaginal, elas têm propriedades terapêuticas e se mostram como uma alternativa eficiente, já que os antifúngicos sintéticos enfrentam resistência e em alguns casos não conseguem inibir o crescimento de microrganismos. O barbatimão possui propriedades: anti-inflamatória, antisséptica e cicatrizante, que se mostram extremamente eficazes no tratamento e a camomila por sua vez possui propriedades: anti-inflamatória, cicatrizante, antiespasmódica e calmante entre muitas outras, que faz com que a sua utilização seja propícia para o tratamento.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6373
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
farm_2020_2_anacarolina_desenvolvimentoteórico.pdf
  Restricted Access
676.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.