Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6325
Título: | Ampliação e organização do estacionamento do complexo FEPASA em Jundiaí-SP |
Título(s) alternativo(s): | Expansion and Organization of the Fepasa Complex in Jundiaí-SP |
Autor(es): | PASSANESI, Hugo Monteoliva |
Orientador(es): | RAMALHO, Mario Lamas |
Outro(s) contribuidor(es): | ASSIS, Camila Molena de GONÇALVES, Israel |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Mobilidade urbana;Patrimônio histórico;Engenharia de tráfego |
Data do documento: | 28-Jun-2019 |
Editor: | 114 |
Referência Bibliográfica: | PASSANESI, Hugo MonteolivaAmpliação e organização do estacionamento do complexo FEPASA em Jundiaí-SP. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2019. |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo principal contribuir para a manutenção da preservação
do patrimônio histórico predial e de solo do Complexo Fepasa, através de
remanejamento e reorganização de espaços utilizados como estacionamento. Situado
na cidade Jundiaí, entre outras instituições, o local abriga a Faculdade de Tecnologia
de Jundiaí, Poupa tempo e Museu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que
atraem a maior parte das viagens ao local. A utilização atual dos diversos espaços do
complexo gera congestionamentos, risco para pedestres e poluição visual em local
com prédios históricos. Assim, trata-se de um patrimônio histórico que, apesar de sua
importância, gera diversos inconvenientes para seus usuários, prejudicando sua
utilização e aumentando a necessidade de atenção especial quanto à preservação e
conservação. No que diz respeito à Logística e à Mobilidade Urbana, o resultado é um
trânsito caótico e perigoso, além da degradação do patrimônio. Buscando contribuir
para a solução desses problemas, a pesquisa se baseia em pesquisa bibliográfica
descritiva e exploratória, sobretudo, sobre aspectos ligados ao patrimônio histórico e
o seu uso do solo, no que diz respeito ao projeto de estacionamentos voltados para
carros de passeio, com medidas de vagas, áreas para manobra, vias de circulação,
raio de giro para curvas em nível, quantidade de vagas para motocicletas e quantidade
e medidas de vagas especiais de acordo com legislação municipal. Propõe-se, assim,
a readequação do estacionamento, com o remanejamento e planejamento das vagas,
baseando-se na não utilização do espaço central como estacionamento, organizando
as vagas em local mais apropriado de forma a aumentar a quantidade e proporcionar
organização de acordo com Leis Municipais, maior aproveitamento do uso do solo,
respeito às quantidades mínimas de vagas para Portadores de Necessidades
Especiais, Gestantes e Idosos, além de trazer maior fluidez e segurança para os
usuários e visitantes. Espera-se, ainda, que a população vivencie de modo mais amplo
todo o conteúdo histórico ali presente e, consequentemente, o espaço possa ter mais
visitas com objetivo cultural. The main objective of this work is to contribute to the preservation of the historical and land heritage of the Fepasa Complex, through relocation and reorganization of parking spaces. Located in the city of Jundiaí, among other institutions, the site is home to the Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, Poupa tempo and the Companhia Paulista de Estradas de Ferro’s Museu, which attract most of the trips to the place. The current use of the various spaces of the complex generates transit congestion, risk to pedestrians and visual pollution in place with historical buildings. Thus, it is a historical patrimony that, despite its importance, generates several inconveniences for its users, damaging its use and increasing the need for special attention regarding preservation and conservation. With regard to Logistics and Urban Mobility, the result is a chaotic and dangerous transit, as well as the degradation of the patrimony. Aiming to contribute to the solution of these problems, the research is based on a descriptive and exploratory bibliographical research, especially on aspects related to historical heritage and its use of the soil, with regard to the design of parking spaces for cars, with measures maneuvering areas, traffic lanes, turning radius for level curves, number of motorcycle seats and quantity and measures of special vacancies according to municipal legislation. It proposes, therefore, the readjustment of the parking, with the relocation and planning of the vacancies, based on the non-use of the central space as parking, organizing the places in more appropriate place in order to increase the quantity and to provide organization according to Municipal Laws, greater use of land, respect for the minimum number of vacancies for Special Needs, Pregnant and Elderly, and bring greater fluidity and safety for users and visitors. It is also hoped that the population will experience more fully all the historical content present and, consequently, the space may have more visits with a cultural purpose |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6325 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiaemlogistica_2019_1_ Hugo Monteoliva Passanesi_Ampliação e organização do estacionamento do complexo FEPASA em Jundiaí-SP.pdf Restricted Access | 1.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.