Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6263
Título: A qualidade de vida do trabalhador francano como condição da viabilidade da responsabilidade social: estudo de caso
Título(s) alternativo(s): The quality of life of the franco worker as a condition for the viability of social responsibility: case study
Autor(es): JESUS, Eliseu Alencar Ferreira de
Orientador(es): RODRIGUES, Maria Rafaela Junqueira Bruno
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Legislação trabalhista;Qualidade de vida no trabalho;Legislação trabalhista;Qualidade de vida
Data do documento: 21-Jul-2014
Editor: 109
Referência Bibliográfica: JESUS, Eliseu Alencar Ferreira de. A qualidade de vida do trabalhador francano como condição da viabilidade da responsabilidade social: estudo de caso, 2014. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia " Dr. Thomaz Novelino”, Franca, 2014.
Resumo: A responsabilidade social empresarial e a qualidade de vida no trabalho se traduzem como realidades que com o passar dos dias estão cada vez mais presentes nas empresas. A partir do século XVIII a industrialização mudou o processo artesanal para o industrial quanto a forma de produção, transformando então a vida das pessoas social e economicamente, sem que houvesse uma preocupação com a responsabilidade social no âmbito laboral. Tais mudanças levaram o homem a viver mergulhado no trabalho. Não tendo tempo para desfrutar e viver com qualidade, sobrevivia então com um pequeno e mísero salário, servindo este somente para atender às necessidades básicas, tais como alimentação e vestimenta. O século XXI é marcado pela Revolução Tecnológica, no entanto, apesar de ser uma inovação, o homem ainda vive mergulhado no trabalho. A prática da responsabilidade social empresarial por parte do empregador visa possibilitar ao trabalhador uma boa qualidade de vida no trabalho, no sentido de resgatar valores que lhe resguardem a a dignidade enquanto pessoa humana. Assim, qualidade de vida é sinônimo de bem estar social e psicológico. A legislação brasileira dispõe de algumas normas que visam o bem estar do trabalhador em seu exercício laboral, medidas fracas e obsoletas, mas que servem de parâmetro no que diz respeito às tomadas de decisão, visando a qualidade de vida do trabalhador. Desta forma, alguns empregadores entendem que investindo no trabalhador, obtêm o lucro tão almejado haverá uma contrapartida, porque trabalhador satisfeito produz mais e com excelência. Por fim o objetivo deste trabalho foi alcançado, na medida em que foi apresentada a prática da responsabilidade social por parte de um estudo de caso envolvendo uma empresa, que visa a qualidade de vida de seus colaboradores.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6263
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TG Eliseu-Final-ProfRoland.pdf834.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.