Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6251
Título: Sustentabilidade na indústria calçadista: algumas reflexões teóricas
Título(s) alternativo(s): Sustainability in the footwear industry: some theoretical reflections
Autor(es): NOEL, Renata Cristina
Orientador(es): CARLONI, Alessandro Ramos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sustentabilidade
Data do documento: 13-Dez-2012
Editor: 109
Referência Bibliográfica: NOEL, Renata Cristina. Sustentabilidade na indústria calçadista: algumas reflexões teóricas, 2012. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) Faculdade de Tecnologia " Dr. Thomaz Novelino”, Franca, 2021.
Resumo: O presente estudo pretende demonstrar a relação que pode existir entre sustentabilidade e produção de calçados. Isto porque, nos dias de hoje, tem se discutido e debatido sustentabilidade. A questão pertinente é se há possibilidade de se atuarem juntas a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico, industrial e social? A primeira vista pode existir dúvidas sobre o tema, mas quando analisado a situação concreta, a capacidade que o ser humano tem tido no desenvolvimento de tecnologias capazes de maximizar produção e minimizar os impactos ambientais,confirma que sim, há possibilidade de convivências destas ideias antagônicas. Este estudo, além de apresentar debates sobre o assunto, irá apresentar soluções, projetos e leis que são utilizadas nos dias de hoje para conseguir produzir calçados suficientes para atingir a esta parcela da população que continua em desenvolvimento com os mínimos possíveis prejuízos ambientais para o mundo. É lógico que para que isto aconteça deve existir a consciência e interesse do empresário em produzir observando critérios da chamada produção limpa, que nada mais significa que produção observando a proteção do meio ambiente. Além disse, deve haver cobranças, punições e leis por parte do poder público e, ainda, escolha do produto com características de preservação ambientais pelo consumidor final no momento da compra. Com esta somatória: consciência do empresário, leis e punições do Estado e poder de compra consciente por parte do consumidor se chegará ao resultado mais benéfico em um pequeno espaço de tempo para o mundo.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6251
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf468.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.