Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/621
Título: Navegação em robôs móveis usando visão computacional
Título(s) alternativo(s): Navigation in mobile robots using computer vision
Autor(es): ABREU, Luiz Lino Bertanha de
Orientador(es): ANDRADE, Kleber de Oliveira
Outro(s) contribuidor(es): ROCCIA, Clerivaldo José
FERREIRA, Alexandre Mello
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Robótica;Inteligência artificial
Data do documento: 4-Dez-2013
Editor: 004
Referência Bibliográfica: ABREU, Luiz Lino Bertanha de. Navegação em robôs móveis usando visão computacional, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013
Resumo: As áreas de Robótica Móvel e Visão Computacional se encontram em uma fase de grande expansão, dentre tais a integração das duas áreas revelam uma iniciativa bastante promissora. O potencial de crescimento de atividades relacionadas à Robótica Móvel e Visão Computacional num futuro próximo é muito grande, a automatização de processos industriais é cada vez mais intensa, e ao longo dos próximos anos, os robôs não serão apenas máquinas dependentes do ser humano em exercer suas tarefas, eles estarão presentes no nosso cotidiano, executando tarefas complexas de maneira autônoma. A fim de compreender suas origens e estruturas, este trabalho tem como objetivo estudar determinados conceitos de Visão Computacional e Robótica Móvel para que dessa forma, as mesmas sirvam de base para o desenvolvimento de um protótipo robótico móvel autônomo. Para o desenvolvimento do trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que envolveu os temas: Robótica Móvel e Visão Computacional. A partir dos dados levantados, fez-se uma análise sobre os processos envolvidos para fazer a integração das duas. Os resultados são analisados, e possíveis trabalhos futuros são discutidos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/621
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20132S_ABREULuizLinoBertanhade_CD1646.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.