Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6185
Título: | Jogos eletrônicos e educação |
Título(s) alternativo(s): | Electronic games and education |
Autor(es): | VICTORIANO, Thales Schezar |
Orientador(es): | PIRES, Daniel Facciolo |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Educação;Teoria dos jogos |
Data do documento: | 22-Jul-2014 |
Editor: | 109 |
Referência Bibliográfica: | VICTORIANO, Thales Schezar. Jogos eletrônicos e educação, 2014. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.), Faculdade de Tecnologia " Dr. Thomaz Novelino”, Franca, 2014 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo levantar a relação dos jogos digitais e brincadeiras no
aprendizado das crianças e jovens. Apresenta as teorias e contribuições de
pensadores como Pestalozzi, Herbart, Vygotsky entre outros que representam grande
importância para os estudos no âmbito educacional. O texto resulta de pesquisas
bibliográficas em artigos e obras literárias que tratam das teorias dos pensadores
citados anteriormente. A pesquisa mostra como o homem se relaciona com a
educação e como a cultura da sociedade influencia em seu aprendizado. Ainda
descreve sobre o surgimento da era da informação e a participação desta na
educação. E por fim, descreve como a brincadeira e os jogos eletrônicos se
relacionam com a área educacional. Como parte da pesquisa foi desenvolvido o Math
World, um jogo eletrônico para crianças de sete a dez anos de idade, com o objetivo
de apresentar uma solução para as dificuldades de aprendizado com a matemática.
Com base neste jogo são apresentados, no texto, resultados dos questionários
aplicados a uma criança e um educador com o objetivo de avaliar o jogo. This research aims at showing the relationship between games and activities in the children and teenagers learning. It points out the theories and contributions of important people like Pestalozzi, Herbart, Vygotsky and others that represent an important role in the educational field. The text is based on bibliographical research about the theories of the thinkers mentioned above. This research shows how the culture influences the man’s learning. In addition, it describes about the beginning of the Information Technology and its participation at learning. Finally, the research describes how the activities and games are involved in the educational field. As a part of the research the game called Math World was developed. Is a game for children at ages between seven and ten years old that aims at showing a solution for difficulties of mathematics learning. In the text is presented the results gotten via the questionnaires applied to a child and a math teacher. The questionnaire was applied aiming the evaluation of the Math World. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6185 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TG - Completo (Corrigido).pdf Restricted Access | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.