Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6177
Título: Orientação para higienização das mãos em crianças da primeira série do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Guidance on hand hygiene for children in the first grade of elementary school
Autor(es): FERREIRA, Camila Dias
CONCEIÇÃO, Erica Cristina Barbosa
SILVA, Estela Maria da
SILVA, Jéssica Fernandes da
MACHADO, Juliane Araujo
SILVA, Luanda Guimarães da
MIURA, Marcella Midori Miura
Orientador(es): TEIXEIRA, Andrea Mariana Nunes da Costa
SANTO, Marcela Nunes
Outro(s) contribuidor(es): SANTO, Marcela Nunes
SILVA, Andreza Ferreira da
SOUZA, Suelen Jorge de
TEIXEIRA, Andrea Mariana Nunes da Costa
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ambiente escolar;Crianças;Doenças transmitidas por alimentos;Higiene;Lavagem de mãos
Data do documento: 2013
Editor: 238
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Camila Dias; CONCEIÇÃO, Erica Cristina Barbosa; SILVA, Estela Maria da; SILVA, Jessica Fernandes da; MACHADO, Juliane Araujo; SILVA, Luanda Guimarães da; MIURA, Marcella Midori; Orientação para higienização das mãos em crianças da primeira série do ensino fundamental, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico Nutrição Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2013.
Resumo: As mãos são um importante veículo de contaminação por microorganismos devido ao seu constante contato com diversas superfícies. Este quadro se torna ainda mais grave durante a infância, pois, nesta fase da vida, as crianças têm o hábito de levar as mãos à boca. A higienização correta das mãos é uma das práticas mais indicadas para evitar esse quadro de contaminação. Em virtude disso, o trabalho teve por objetivo orientar alunos da primeira série do ensino fundamental sobre a correta higienização das mãos. Participaram desse estudo 53 crianças matriculadas em uma escola pública do município de São Paulo. Foram coletados dados socioeconômicos e sobre hábitos de higiene das famílias e das crianças, através de formulários e questionários. Uma intervenção foi aplicada por meio de palestra e dinâmica, ambas com o uso de materiais lúdicos, possibilitando melhor compreensão dos alunos. Os resultados foram tabulados com auxílio de planilha elaborada no programa Excel for Windows®. As crianças se envolveram nas dinâmicas e tiveram boa aceitação da intervenção, sendo que, uma semana após sua aplicação houve um aumento na frequência de higienização das mãos.
Hands are an important vehicle for contamination by microorganisms due to their constant contact with various surfaces. This condition becomes even more serious during childhood, as, at this stage of life, children have the habit of putting their hands to their mouths. Proper hand hygiene is one of the best practices to avoid this contamination scenario. As a result, the work aimed to guide students in the first grade of elementary school on the correct hand hygiene. 53 children enrolled in a public school in the city of São Paulo participated in this study. Socioeconomic data and data on hygiene habits of families and children were collected through forms and questionnaires. An intervention was applied through lectures and dynamics, both with the use of playful materials, enabling better understanding by the students. The results were tabulated with the aid of a spreadsheet created in the Excel for Windows® program. The children were involved in the dynamics and had good acceptance of the intervention, and one week after its application there was an increase in the frequency of hand hygiene.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6177
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Orientação para higienização das mãos em crianças da primeira série do ensino fundamental.pdf
  Restricted Access
1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.