Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6119
Título: Pandemia, isolamento social e os impactos psicológicos nos idosos
Autor(es): SANTOS, Denise da Silva Coelho dos
SILVA, Izabel Aparecida Mosca da
BARBOSA, Laleska Isabel
Orientador(es): CAZAL, Janaína de Bello Cybis
Outro(s) contribuidor(es): CAZAL, Janaína de Bello Cybis
CORBI, Inaiara Scalcone Almeida
RAMOS, Flavia Palmira Montezino Nogueira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Pandemias;Assistência a idosos;Saúde mental;Covid-19
Data do documento: Jun-2021
Editor: 029
Referência Bibliográfica: SANTOS, Denise da Silva Coelho dos; SILVA, Izabel Aparecida Mosca da; BARBOSA, Laleska Isabel. Pandemia, isolamentos social e os impactos psicológicos nos idosos. 2021.Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Enfermagem) - Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2021
Resumo: pandemia de Covid-19 provocou um grande impacto no cenário mundial, o isolamento social proposto para diminuir a propagação do vírus, principalmente entre os idosos, grupo de maior risco de desenvolver a doença de forma grave e vir a óbito, fez surgir outros problemas não menos graves e preocupantes em relação aos mesmos. O presente trabalho tem como objetivo discutir e retratar a realidade do idoso no período pandêmico e de isolamento social enfrentado no país, assim como a manifestação de sintomas da depressão e a ocorrência de casos de violência. O método de pesquisa cientifica abordado neste estudo foi de revisão bibliográfica de natureza descritiva, de caráter qualitativo. Observou-se que o envelhecimento saudável é fundamental neste momento, destacando-se a necessidade da proteção, respeito, zelo, dignidade, porém observou-se também o afloramento do ageismo, do julgamento e da ridicularização, quando colocados em posição marginal pela sociedade, merecendo atenção não apenas em seu viés físico, mas também psicológico. Evidencia-se a urgência de promover uma integração do idoso na sociedade, excluindo a rejeição nos meios sociais, valorizando-o como um ser humano multifacetado. Observa-se a necessidade de o país estabelecer com urgência um melhor planejamento para enfrentar o envelhecimento das populações futuras, assegurando dignidade, respeito e boa qualidade de vida.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6119
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
enfermagem_2021_1_denisesantos_pandemiaisolamento.pdf413.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.