Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6106
Título: Morte: a visão do paciente paliativo, da família e do profissional
Autor(es): BRUNO, Dayanna da Costa
TREBI JÚNIOR, Edison Roberto
SILVA, João Vitor Rodrigues da
MARTINS, Kauany Lais da Silva
BEZERRA, Leticia Silva
Orientador(es): CAZAL, Janaína de Bello Cybis
Outro(s) contribuidor(es): CAZAL, Janaína de Bello Cybis
CORBI, Inaiara Scalcone Almeida
MANZATO, Carla Regina Ulian
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Enfermagem em unidades de terapia intensiva;Atitude frente à morte;Cuidados de enfermagem
Data do documento: Jun-2021
Editor: 029
Referência Bibliográfica: BRUNO, Dayanna da Costa; TREBI JÚNIOR, Edison Roberto; SILVA, João Vitor Rodrigues da; MARTINS, Kauany Lais da Silva; BEZERRA, Leticia Silva. Morte: a visão do paciente paliativo, da família e do profissional. 2021.Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Enfermagem) - Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2021
Resumo: O paciente paliativo, familiar e equipe vivenciam diversos sentimentos em processo de morte-morrer, tendo eles individualmente um ponto de vista sobre a Morte. Bem como também estratégias para enfrentar o processo. Este trabalho objetivou-se identificar a percepção dos pacientes paliativos, família e equipe, em instituições hospitalares, principalmente em UTI’S, em relação ao sentimento de morte e a propor estratégias de enfrentamento ao sentimento de morte para paciente/família e equipe que o assiste. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura com análise qualitativa dos dados de 11 artigos científicos coletados entre o período de agosto de 2020 a março de 2021. Como resultado emergiram 3 categorias: Percepção do paciente paliativo, da família e equipe em relação ao sentimento de morte, as quais os sentimentos mais presentes identificados foram a tristeza, preocupação, medo, arrependimento, esperança, desesperança, entre outros. Com base no objetivo específico surgiram propostas de estratégias de enfrentamento de morte, referente ao conteúdo apresentado nas 3 categorias mencionadas. Conclui-se que o ser humano estando em vivência com cuidados paliativos ou terminalidade possui diversos sentimentos e sensações; e também foi proposto estratégias de enfrentamento de morte, onde essas estratégias se mostraram benéficas e muitas vezes favoráveis na recuperação, talvez não sendo suficientes, podendo surgir mais formas de enfrentamento.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6106
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
enfermagem_2021_1_dayannabruno_morteavisao.pdf782.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.