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Título: Orientação nutricional na escola: atividades educativas para adolescentes
Título(s) alternativo(s): Nutritional guidance at school: educational activities for teenagers
Autor(es): BIBIANO, Adriana Campos
SOUZA, Andrea Bernardino de
MESQUITA, Ângela Maria Alves de
SACRAMENTO, Avynners Silva e
SOUZA, Laís Ferreira de Oliveira
GONÇALVES, Marcelo Gabriel
Orientador(es): SOUZA, Suelen Jorge de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Adolescentes;Alimentação escolar;Alimentos industrializados;Educação alimentar e nutricional;Sobrepeso
Data do documento: 2017
Editor: 238
Referência Bibliográfica: BIBIANO, Adriana Campos; SOUZA, Andrea Bernardino de; MESQUITA, Ângela Maria Alves de; SACRAMENTO, Avynners Silva e; SOUZA, Lais Ferreira de Oliveira; GONÇALVES, Marcelo Gabriel .Orientação nutricional na escola: atividades educativas para adolescentes, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2017.
Resumo: É notável o consumo em excesso de alimentos industrializados nas escolas, prejudicando o desenvolvimento em geral e ocasionando diversas doenças futuras relacionadas à obesidade. Uma boa alimentação é essencial para uma boa saúde e um bom rendimento escolar. Um programa de educação nutricional nas escolas é de grande importância na atualidade, para prevenção de diversos males para saúde física e mental. Objetivo: Realizar atividades educativas para adolescentes visando orientação nutricional. Metodologia: Foi desenvolvido estudo de intervenção em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizada na região sul da cidade de São Paulo. O estudo se iniciou com a aplicação de questionários alimentares. Contou-se com 33 adolescentes de 12 a 16 anos de idade. Para que a ação fosse executada, se fez necessária a autorização da escola e aplicação de termos de consentimento livre esclarecido aos responsáveis. Após a apuração das informações, os alunos foram convidados a participar de uma aula (ministrada pelos próprios autores do estudo), que adotou o tema “Alimentação Saudável: O que é? ”. Resultados: Observou-se que 33,33% dos alunos consomem excessivamente alimentos industrializados, 69,70% não consome as refeições ofertadas pela escola, e os mesmos percebeu que estavam perdendo uma alimentação balanceada e de qualidade ao alcance de todos sem ter que gastar nada, 54,55% consome até 2 frutas ao dia. Conclusão: Notou-se que a maioria dos alunos se alimentavam fora do lar, dado que justifica o alto consumo de alimentos ultra processados. Após as práticas de intervenção, os participantes notaram a importância no ato de cozinhar o próprio alimento e a adição de produtos naturais as preparações.
It is remarkable the excessive consumption of processed foods at schools, affecting the healthy development and causing a number of future obesity - related diseases. A good nutrition is essential for good health and school performance. A program of nutritional education in schools is of great importance nowadays, to prevent variously for physical and mental health. Objective: To conduct nutritional advice for teenagers. Methodology: Went developed cross-sectional study in a State Elementary School located in the southern region of São Paulo. The study begins with the application of food questionnaires. There were 33 adolescents between 12 and 16 years of age. In order for the action to be carried out, it was necessary to authorize the school and the application of terms of informed consent to those responsible. After verification of the information, participants were invited to join a class (given by the authors of the study), which adopted the theme "Healthy Eating: What is it? ". Results: It was observed that 33,33% of the students consume industrialized foods excessively 69,70% of these it doesn't consume the meals presented by the school 54,55% consumes up to 2 fruits a day. Conclusion: It was noted that most participants were nourished outside the home, as it justifies the high consumption of ultra processed foods. After the intervention practices, the participants noted the importance of the act of cooking own food and the addition of natural products preparations.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6084
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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