Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6055
Título: Pesponto: organização da área de trabalho e reciclagem coletiva do lixo
Título(s) alternativo(s): Backstitch: organization of the work area and collective recycling of waste
Autor(es): OLIVEIRA, Shayene N. Oliveira e
Orientador(es): MELO JÚNIOR, Tadeu Artur de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Layout;Arranjo físico;Resíduos
Data do documento: 2012
Editor: 109
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Shayene N. Oliveira e. Pesponto: organização da área de trabalho e reciclagem coletiva do lixo, 2012. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) Faculdade de Tecnologia " Dr. Thomaz Novelino”, Franca, 2021.
Resumo: O setor calçadista é um dos mais relevantes para a economia no Brasil, correspondendo a uma representativa quantia no PIB nacional. O município de Franca, SP, representa um dos maiores pólos calçadistas do país, tendo produzido em torno de 37,2 milhões de pares de calçados no ano de 2011. O setor atualmente emprega cerca de 27600 trabalhadores. A cidade passou por grande reestruturação produtiva nos anos 90, que culminou na descentralização da produção por meio da terceirização de um dos mais importantes setores da produção calçadista: o pesponto. Estima-se que 65% do volume de calçados produzidos pelas indústrias francanas sejam repassados para as bancas de pesponto. A criação desse estilo de produção tem aumentado consideravelmente. Os empresários francanos não se conscientizaram quanto à importância desse setor, fazendo com que sofra desvalorização devido a vários fatores como: escassez de mão de obra, baixa remuneração pelo trabalho e a própria sazonalidade do mercado. Baseado nesses fatores, o objetivo do presente trabalho é propor melhorias através da organização do layout para as bancas de pesponto, promovendo reciclagem coletiva dos resíduos gerados por elas. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e de desenvolvimento de estudo de caso, onde se buscou encontrar o melhor arranjo produtivo para uma empresa de pesponto, aprimorando suas condições ambientais de trabalho. A partir de uma empresa que apresenta layout irregular e não separa os resíduos gerados descartando-os em local inadequado, foram propostas melhor disposição de maquinários, utilização de seus recursos (materiais, mão de obra e máquinas) sem esquecer-se da saúde o bem estar dos colaboradores. Dessa forma, o presente trabalho tem relevância ao permitir um melhor desempenho na atividade das bancas de pesponto, minimizando custos de produção diminuindo os impactos ambientais e promovendo a saúde e o bem estar dos colaboradores.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6055
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SHAYENNE 3 - Copy - Cópia.pdf931.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.