Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6039
Título: Exigências e uso da língua inglesa entre estagiários de secretariado e jovens profissionais: uma abordagem qualitativa
Autor(es): YONAHA, Carolina Tomomi
KANASHIRO, Thamires Namie
Orientador(es): SANTI, Ilka Maria de Oliveira
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Automação de escritórios;Língua inglesa;Comunicação;Estágios;Estudantes;Ensino;Relações de trabalho
Data do documento: 2021
Editor: 002
Referência Bibliográfica: YONAHA, Carolina Tomomi; KANASHIRO, Thamires Namie. Exigências e uso da língua inglesa entre estagiários de secretariado e jovens profissionais: uma abordagem qualitativa, 2021. Artigo científico (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritório e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada para identificar as necessidades e demandas da língua inglesa entre estagiários e jovens profissionais egressos do curso de secretariado. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre fundamentos do ensino comunicativo de língua inglesa e a Análise de Necessidades, bem como uma pesquisa de campo exploratória, por meio de um questionário sobre as funções comunicativas mais utilizadas no dia a dia do profissional. Os resultados obtidos de forma qualitativa apontam para a importância do conhecimento do idioma como fator determinante na atuação dos estagiários de secretariado e jovens profissionais em diversos momentos da rotina empresarial.
This work presents the outcomes of a research made to identify needs and requirements of English language among interns and young professionals from Secretarial course. We made a bibliographic review on the basics of the communicative language teaching and Needs Analysis, and an exploratory research using questionnaires about the most used communicative functions in these professionals’ daily life. The results were reviewed qualitatively and emphasized the importance of the English language as a key factor for the performance of these interns and young professionals, in many different moments of a company’s routine.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6039
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
automacaodeescritoriosesecretariado_2021_1_carolinatomomiyonaha_exigenciaseusodalinguainglesa.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.