Please use this identifier to cite or link to this item: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6039
Title: Exigências e uso da língua inglesa entre estagiários de secretariado e jovens profissionais: uma abordagem qualitativa
Authors: YONAHA, Carolina Tomomi
KANASHIRO, Thamires Namie
metadata.dc.contributor.advisor: SANTI, Ilka Maria de Oliveira
metadata.dc.type: Artigo científico
Keywords: Automação de escritórios;Língua inglesa;Comunicação;Estágios;Estudantes;Ensino;Relações de trabalho
Issue Date: 2021
Publisher: 002
Citation: YONAHA, Carolina Tomomi; KANASHIRO, Thamires Namie. Exigências e uso da língua inglesa entre estagiários de secretariado e jovens profissionais: uma abordagem qualitativa, 2021. Artigo científico (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritório e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021.
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada para identificar as necessidades e demandas da língua inglesa entre estagiários e jovens profissionais egressos do curso de secretariado. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre fundamentos do ensino comunicativo de língua inglesa e a Análise de Necessidades, bem como uma pesquisa de campo exploratória, por meio de um questionário sobre as funções comunicativas mais utilizadas no dia a dia do profissional. Os resultados obtidos de forma qualitativa apontam para a importância do conhecimento do idioma como fator determinante na atuação dos estagiários de secretariado e jovens profissionais em diversos momentos da rotina empresarial.
This work presents the outcomes of a research made to identify needs and requirements of English language among interns and young professionals from Secretarial course. We made a bibliographic review on the basics of the communicative language teaching and Needs Analysis, and an exploratory research using questionnaires about the most used communicative functions in these professionals’ daily life. The results were reviewed qualitatively and emphasized the importance of the English language as a key factor for the performance of these interns and young professionals, in many different moments of a company’s routine.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6039
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.