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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6036
Título: | Alfabeto fonético internacional: uma ferramenta de auxílio para o aprendizado da fonética alemã |
Autor(es): | SILVA, Mariana Caceraghi Ferraz da |
Orientador(es): | FRANCO, Cristina Camargo Alberts |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Automação de escritórios;Língua alemã;Comunicação |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | 002 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Mariana Caceraghi Ferraz da. Alfabeto fonético internacional: uma ferramenta de auxílio para o aprendizado da fonética alemã, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Resumo: | O profissional de secretariado precisa se comunicar de forma clara e objetiva,
principalmente se for especializado em alguma língua estrangeira. A língua alemã,
para muitos estudantes brasileiros, é considerada uma língua complexa, e isso se
deve às particularidades presentes no idioma que não ocorrem na língua portuguesa,
dentre elas, a pronúncia. Mediante tais observações, surgiram as seguintes
problemáticas: por que a pronúncia correta é importante durante o processo de
aprendizagem do idioma alemão, e como o Alfabeto Fonético Internacional pode vir a
ser um facilitador para a pronúncia? O presente estudo tem por objetivo mostrar como
o bom entendimento da fonética alemã é essencial para o processo de comunicação
e como o profissional de secretariado que escolhe o idioma alemão pode se beneficiar
da assimilação de um padronizador dos sons das línguas humanas. Para isso,
efetuou-se uma pesquisa de caráter exploratório e dedutivo, na qual encaminhou-se
um questionário aos alunos de língua alemã e, com base nas respostas obtidas,
realizou-se um experimento linguístico com voluntários a respeito da pronúncia antes
e depois do estudo do Alfabeto Fonético, através de gravações de áudio. Ao fim,
mesmo com uma pequena amostragem, alcançaram-se resultados satisfatórios que
comprovaram a efetividade desse alfabeto e trouxeram reflexões referentes ao seu
uso durante aulas e cursos de alemão. Concluiu-se que o Alfabeto Fonético
Internacional pode ser um auxiliador eficaz na pronunciação de línguas estrangeiras,
tanto do alemão, quanto dos demais idiomas que se queira aprender. The secretarial professionals need to communicate clearly and objectively, especially if they are specialized in a foreign language. The German language, for many Brazilian students, is considered a complicated language, and this is due to the peculiarities present in the language that does not occur in the Portuguese language, among them, the pronunciation. Through such observations, the following questions arose: why is correct pronunciation important during the process of learning the German language, and how can the International Phonetic Alphabet become a facilitator to pronunciation? This study aims to show how a good understanding of German phonetics is essential for the communication process and how the secretarial professionals, who choose the German language, can receive help if they study a compiler of the sounds of human languages. For this purpose, it was conducted exploratory and deductive research, in which a questionnaire was sent to German-speaking students and, based on the answers obtained, a linguistic experiment was carried out with volunteers about the pronunciation before and after the study of the Phonetic Alphabet, using audio recordings. In the end, even with a small sample, satisfactory results were achieved that proved the effectiveness of this alphabet and brought reflections about its use during German classes and courses. In conclusion, that the International Phonetic Alphabet can be an effective support in the pronunciation of foreign languages, both German and other languages that one wants to learn. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6036 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
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