Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5971
Título: Levantamento de acidentes com materiais perfurocortantes na area da enfermagem
Título(s) alternativo(s): Accident survey with perforocortant materials in the nursing area
Autor(es): SOUSA, Brenda Ferreira de
QUEIROZ, Casley Nonato de
SELEFICO, Luiz Henrique dos Santos
AQUINO, Victória Carolina de
Orientador(es): SANT'ANA, Fernanda Caroline Bernardo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Segurança do trabalho;Enfermagem
Data do documento: Dez-2018
Editor: 199
Referência Bibliográfica: SOUSA, Brenda Ferreira de. QUEIROZ, Casley Nonato de. SELEFICO, Luiz Henrique dos Santos. AQUINO, Victória Carolina de. Levantamento de acidentes com materiais perfurocortantes na area da enfermagem, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes, São Paulo, 2018
Resumo: O profissional da área da saúde, em especifico a área da enfermagem, por conta da elevada manipulação com os materiais perfurocortantes, materiais aqueles que podem perfurar ou cortar os tecidos humanos, é o constante público alvo de acidentes com materiais perfurocortantes. O acidente com materiais perfurocortantes podem acarretar em infecções e coloca a saúde desses profissionais em risco. Através de uma pesquisa, na Grande São Paulo, foram recolhidos dados com 40 profissionais da área da saúde, entre eles, auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Com os resultados destas pesquisas foram constatados, que a grande maioria dos acidentes são por conta do elevado horário de trabalho que esses profissionais exercem, por conta de a grande maioria trabalhar em mais de um local de serviço. Após o acidente a grande preocupação desses profissionais a quais as doenças que eles realmente podem adquirir após a contaminação com o material. Há mais de vinte doenças patogênicas que o profissional após ser infectado pode adquirir, mas as que ocorrem com mais índice são as Hepatite B e C e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), doença na qual pode acarretar numa possível síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS), e que podem trazer consequências que ficaram presentes durante a vida toda desse profissional. A utilização da Norma Regulamentadora 32- Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde (NR- 32), os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), os Diálogos Diário de Segurança (DDS), o treinamento antes do funcionário exercer sua função na empresa e os dispositivos de segurança, são métodos preventivos, eficazes e indispensáveis podem interromper, impedir e até mesmo extinguir os acidentes com materiais perfurocortantes na área da saúde.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5971
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
seg_2018_2_t_brendaferreira_levantamento.pdf
  Restricted Access
813.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.