Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5932
Título: Desenvolvimento de uma torta doce com a PANC Taraxacum Officinale
Título(s) alternativo(s): Development of a sweet pie with PANC Taraxacum Officinale
Autor(es): SANTOS, Ana Caroline de Oliveira
SANTOS, Ana Clara Feitosa Caxiado dos
NASCIMENTO, Anna Beatriz Ferreira
ARAÚJO, Elayne Santos
SANTOS, Enzo Rodrigues da Silva
AMORIM, Fernanda Batista
Orientador(es): SANT'ANA, Fernanda Caroline Bernardo
SILVA, Cristiane Bastos de Oliveira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Alimentos de origem vegetal;Nutrição
Data do documento: Dez-2018
Editor: 199
Referência Bibliográfica: SANTOS, Ana Caroline de Oliveira. SANTOS, Ana Clara Feitosa Caxiado dos. NASCIMENTO, Anna Beatriz Ferreira. ARAÚJO, Elayne Santos. SANTOS, Enzo Rodrigues da Silva. AMORIM, Fernanda Batista. Desenvolvimento de uma torta doce com a PANC Taraxacum Officinale, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2018
Resumo: A sigla PANC significa Plantas Alimentícias Não Convencionais. Em outras palavras, quer dizer “todas as plantas que podem ser consumidas, mas não são”. Imagine todas as plantas comestíveis que existem. Uma pequena parcela delas é conhecida, produzida e utilizadas no dia a dia, sendo chamadas de plantas alimentícias convencionais. As que não se tem conhecimento, não são produzidas ou pouco consumidas, são denominadas Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou PANC. (RANIERI, 2017). Este trabalho abordará de forma mais minuciosa a Taraxacum officinale, mais conhecida como dente-de-leão. Caracterizada como uma planta não convencional invasora de jardins e hortas, possui flores de coloração amarelada, raiz grossa e folhas inclinadas, também em sua composição possui cálcio, carboidratos, ferro, fósforo, lipídios, proteína, niacina (B3), Riboflavina (B2), tiamina (B1), vitamina A e C. (ROMANO et. al, 2015). Suas folhas, flores e raízes são utilizadas como diurética e para combater dores reumáticas, diabetes, inapetência, afecções na pele, hepáticas e biliares, prisão de ventre, astenia e distúrbios digestivos. Indicada para tratamento de câncer, prevenção de derrames, icterícia e afecções hepáticas (MARTINS et al. 2010). O estudo de campo, de acordo com GIL (2008, p. 57), procura o aprofundamento de uma realidade específica. O grupo do trabalho em questão observou a grande quantidade de dentes-de-leão que foram encontradas dentro e fora da escola; foi um ponto que chamou bastante atenção dos mesmos pela facilidade de se encontrar tal PANC, o que cumpre com o objetivo de usar uma planta alimentícia de fácil acesso a todos, já que dentes-de-leão sempre são vistos, independente da estação do ano. Decidiu-se, portanto, fazer uma torta espelhada de dente-de-leão composta por massa, recheio e por fim, coberta com gelatina de dente-de-leão e suas flores como decoração. Foram feitos dois testes, o primeiro houve grande aceitação em relação a sabor e odor, mas a apresentação não estava adequada, o que foi levado em consideração para testes futuros. Já o segundo houve uma grande aceitação em todos os aspectos. Durante toda a elaboração do trabalho, muito conhecimento foi adquirido, não somente sobre o tema pesquisado mas sobre tudo aquilo que se diz respeito sobre PANC’s. Por ser um assunto novo no mercado, não é do conhecimento de todos os benefícios que essas plantas que são de fácil acesso podem ter, quando usadas em preparações, assim como foi demonstrado neste trabalho, o qual envolveu registros constantes e dedicação de seus participantes para que tudo pudesse ser feito da maneira correta.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5932
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nut_2018_etim_anacaroline_desenvolvimentodeuma.pdf
  Restricted Access
1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.