Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5826
Title: | Estudo teórico da logística do transporte hidroviário no Brasil |
Other Titles: | Theoretical study of waterway transport logistics in Brazil |
Authors: | DOMINGOS, Hellen Cristina OLIVEIRA FILHO, Marcos Davi de GOMES, Michael Morais GOMES, Vitor Gabriel de Jesus SILVA, Vitória Mariana da ALMEIDA, Wanderson da Silva |
Advisor: | SILVA, Gabriela Messias da |
Other contributor: | CAZAL, Eliana Maria Marques Sgobi ROSEGUINI, Cesar Guilherme |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Transporte hidroviário;Transporte aquático;Portos fluviais;Portos marítimos;Operações de transportes;Terminais de transportes;Transporte marítimo -- Brasil;Distribuição logística |
Issue Date: | 22-Jun-2021 |
Publisher: | 029 |
Citation: | DOMINGOS, Hellen Cristina; OLIVEIRA FILHO, Marcos Davi de; GOMES, Michael Morais; GOMES, Vitor Gabriel de Jesus; SILVA, Vitória Mariana da; ALMEIDA, Wanderson da Silva. Estudo teórico da logística do transporte hidroviário no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Logística) - Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2021 |
Abstract: | O transporte aquaviário ou hidroviário ocorre nos oceanos, mares, rios e lagos, por meio de embarcações de Transatlântico, Navios e Caravelas, Balsas e Barcos. É utilizado para o transporte de pessoas e cargas, de curta ou longa distâncias. A Agência Nacional de Transporte Aquaviários (ANTAQ), é o órgão responsável pela regulação e implementação de políticas públicas nesta área. Apesar do Brasil ser um país privilegiado por possuir uma imensa costeira litorânea e diversos rios navegáveis que cruzam o país, não tem tido aproveitamento logístico neste modal rodoviário Justifica-se neste Trabalho de Conclusão de curso “Técnico em Logística” é de que os discentes tenha a curiosidade de conhecer mais profundamente sobre o transporte hidroviário, tendo uma síntese de suas vantagens e desvantagem, até mesmo em relação a outros modais de transportes, sendo este conhecimento útil no decorrer da carreira profissional O trabalho “ESTUDO TEÓRICO DA LOGÍSTICA DO TRANSPORTE HIDROVIÁRIO NO BRASIL”, de Conclusão de Curso, tem como objetivos, destacar os benefícios de sua logística, ressaltando os principais portos e hidrovias atuantes no Brasil,e, recapitulando de uma maneira bem suscinta a história da navegação brasileira e os demais modais de transporte utilizado no Brasil. Foi realizado revisão de literatura através de pesquisas em sites e trabalhos acadêmicos, de forma exclusivamente online, na qual, os resultados desta pesquisa foram expostas de uma maneira textual, sequencial por assunto e auto explicativo. Apesar do transporte hidroviário no Brasil, mostrar-se uma alternativa arrendatária para a logística comercial, se não uma parceria da União com a iniciativa privada, afim de haver investimentos de infra- estrutura nos protos e em hidrovias, além de desenvolvimento tecnológica na informação alfandegária e fiscalização hidroviária para desburocratização de documentação, além de qualificação de mão de obra, o pais continuará desperdiçando este potencial hidroviário de costeira e hidrovias que o país tem. O Trabalho de Conclusão de Curso enfatizou que o Transporte hidroviário é um potencial, talvez de médio a longo prazo de ser um preferencial para a Logística industrial, tanto na modalidade como na intermodalidade, devido suas grandes vantagens e baixo risco de impacto ambientais. Waterway or waterway transport occurs in the oceans, seas, rivers and lakes, by means of Transatlantic vessels, Ships and Caravels, Ferries and Boats. It is used to transport people and cargo, short or long distances. The National Waterway Transport Agency (ANTAQ), is the body responsible for the regulation and implementation of public policies in this area. Despite Brazil being a privileged country for having an immense coastal coastline and several navigable rivers that cross the country, it has not been used logistically in this road mode It is justified in this Conclusion Work of course “Technician in Logistics” is that students have the curiosity to know more deeply about waterway transport, having a synthesis of its advantages and disadvantages, even in relation to other modes of transport, this knowledge being useful during the professional career. The work "THEORETICAL STUDY OF WATER TRANSPORT LOGISTICS IN BRAZIL", of Course Completion, aims to highlight the benefits of its logistics, highlighting the main ports and waterways operating in Brazil, and, to recapitulate in a very succinct way, history Brazilian navigation and other modes of transport used in Brazil. Literature review was carried out through research on websites and academic works, exclusively online, in which the results of this research were exposed in a textual, sequential by subject and self-explanatory way. Despite waterway transport in Brazil, it proves to be a profitable alternative for commercial logistics, if not a partnership between the Union and the private sector, in order to have infrastructure investments in protos and waterways, in addition to technological development in customs information. and waterway inspection to make documentation less bureaucratic, in addition to qualifying labor, the country will continue to waste this coastal waterway and waterway potential that the country has. The Course Conclusion Work emphasized that waterway transport is a potential, perhaps in the medium to long term, to be a preferential option for industrial logistics, both in terms of modality and intermodality, due to its great advantages and low risk of environmental impact. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5826 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
logistica_2021_1_hellendomingos_estudoteorico.pdf Restricted Access | 2.31 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.