Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5800
Título: Desenvolvimento de dispositivo inteligente para automatizar o fechamento de janelas em residências
Autor(es): AGUIAR, Daniel Enrique Gonzales de
DUARTE, Isaque
Orientador(es): SONNENBERG, Victor
Outro(s) contribuidor(es): FONTES, Marcelo Bariatto Andrade
MARCOS, Paulo Jorge Brazão
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Automação residencial;Sistemas de controle;Internet das coisas;Meteorologia;Dispositivos eletrônicos;Sistemas de janelas
Data do documento: Jul-2021
Editor: 002
Referência Bibliográfica: AGUIAR, Daniel Enrique Gonzalez de; Duarte, Isaque. Desenvolvimento de dispositivo inteligente para automatizar o fechamento de janelas em residências, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Microeletrônica) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2020.
Resumo: Este trabalho trata-se de um dispositivo eletrônico de automação de janelas ou tetos solares, para impedir que numa eventual chuva, móveis e outros utensílios domésticos sejam molhados, e venham a causar prejuízos às residências. A ideia principal é desobrigar o usuário da tomada de decisão de quando fechar a janela/teto ao deixar o dispositivo no modo automático. Na primeira parte do trabalho é feito uma breve explicação meteorológica das chuvas e suas principais causas, sabe-se que há uma relação intrínseca entre a pressão atmosférica e umidade na produção deste fenômeno natural. Em geral o aumento da umidade seguido da queda da pressão barométrica ou vice-versa culmina com a precipitação chuvosa. A segunda parte do trabalho consiste numa descrição detalhada do dispositivo criado e do programa que permite o seu funcionamento. Em poucas palavras, o algoritmo usado para previsão do tempo é o Zambretti, ele permite prever o tempo em escala local usando os dados de pressão e temperatura. O fator determinante é se a pressão está caindo, subindo ou estável. Em cada uma das situações é usado uma equação diferente para determinar a precisão Z, uma tabela é utilizada para converter o valor Z na condição climática correspondente. Por exemplo, se a pressão está caindo e o valor Z for 9 haverá chuva. O dispositivo criado pode operar em dois modos: manual e automático, no modo manual o usuário pode apertar um botão para abrir ou a janela já no modo automático o dispositivo decide o momento de fechar a janela conforme a análise do algoritmo Zambretti. Para melhor visualizar os dados e as informações do projeto, o mesmo possui comunicação com a rede e pode ser visto em qualquer equipamento com conexão à Internet a exemplo de PC e celular. Foram realizados dois testes para averiguar a funcionalidade do dispositivo: um teste controlado, onde foram inseridos valores pré-estabelecidos de pressão e verificado o comportamento do dispositivo. O segundo teste foi a captação real dos dados durante três dias seguidos e foi verificado que a previsão do tempo local correspondeu à realidade. Para o futuro é sugerido a instalação do dispositivo em janelas reais com uso de motores adequados para testá-lo; a integração deste com sites de previsão de tempo a fim de conferir outro nível de segurança ao projeto; a incorporação de outros sensores como o de direção do vento.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5800
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
microeletronica_2021_1_danielenriquegonzalezdeaguiar_desenvolvimentodedispositivointeligentepara.pdf
  Restricted Access
1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.