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Título: Análise e protótipo para alfabetização em braile
Autor(es): PORTO, Evandro de Souza
GRACIANO, Flávio José
MOURA, Guilherme Tonon
PEREIRA, Jeferson Fidelix
Orientador(es): GROSS, Rafael
Outro(s) contribuidor(es): SACILOTTI, Adaní Cusin
SCHUSTER, Carlos Eduardo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Tecnologia da informação;Publicação em braille;Educação
Data do documento: 26-Jun-2019
Editor: 114
Referência Bibliográfica: PORTO, Evandro de Souza; GRACIANO, Flávio José; MOURA, Guilherme Tonon; PEREIRA, Jeferson Fidelix. Análise e protótipo para alfabetização em braile. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2021.
Resumo: O emprego da tecnologia na educação, assim como em qualquer outra área, é um fator fundamental de avanço, que apesar da redundância na afirmação, vai impulsionar a produção de mais conhecimento, e consequentemente em mais tecnologia. A sociedade é composta por cidadãos, que apesar de suas individualidades, devem estar em nivelamento social dentro da mesma, e um dos problemas que mais tem carecido de atenção na sociedade, com o avanço tecnológico concomitante a globalização, está na alfabetização das pessoas. A alfabetização é o fundamento para a produção e manutenção do conhecimento e da comunicação, ou seja, é a matéria prima mínima para o relacionamento e a transmissão de informações que vão se tornando mais complexas a cada nível. Diante do dever de garantir a todos o direito ao acesso à educação e consequentemente a informação, observou-se a necessidade de se empregar recursos na pesquisa de viabilidade de desenvolvimento de um dispositivo alfabetizador braile para servir como ferramenta suporte na inclusão das pessoas com quaisquer deficiências visuais na alfabetização por meio deste código: o braile. Levantou-se demograficamente a parcela da população brasileira que poderia ser beneficiada com o uso deste dispositivo e realizou-se uma série de pesquisas que endossaram a decisão de se dar continuidade com o projeto
The use of technology in education, as in wherever ones, has been a key factor of advancement, which despite the redundancy in the affirmation, will boost the production of more knowledge, and consequently more technology. The society is made up of citizens, who despite their individualities, must be in social leveling within it, and one of the problems that has most lacked attention over there, with both the technological advancement with globalization, lies in the literacy of people. Literacy is the foundation for the production and maintenance of knowledge and communication, that is, it is the minimum raw material for the relationship and the transmission of information that is becoming more complex at each level. Faced with the duty to guarantee everyone the right to access to education and consequently information, it was observed the need to use resources in the feasibility research to develop a Braille literacy device to serve as a supporting tool in the inclusion of people with any vision disabilities literacy by this code: Braille. The portion of the Brazilian population that could benefit from the use of this device was demographically raised and a series of surveys were carried out that endorsed the decision to continue the project.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5791
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