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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5697
Título: | Complexidade no encarecimento dos ovos de Páscoa, diante dos cenários de produção, transporte e marketing |
Autor(es): | GARCIA, Igor Balan FRANZOLIN, Lucas Gomes BARBOSA, Luis Felipe |
Orientador(es): | SOUSA, Luís Cláudio Leite de |
Outro(s) contribuidor(es): | MASOTTI, Demerval Rogério ASSIS, Camila Molena de |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Logística;Páscoa;Chocolate;Transporte |
Data do documento: | 9-Dez-2019 |
Editor: | 114 |
Referência Bibliográfica: | GARCIA, Igor Balan; FRANZOLIN, Lucas Gomes; BARBOSA, Luis Felipe. Complexidade no encarecimento dos ovos de páscoa, diante dos cenários de produção, transporte e marketing. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em logística)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2019. |
Resumo: | Os ovos de Páscoa possuem um preço cada vez mais alto e, atualmente, são
considerados pelos consumidores como um produto muito caro, sendo que seu
público acredita que estes altos valores são influenciados principalmente pelo fato da
empresa focar muito no lucro dela e, consequentemente, subir os preços de uma
forma anormal. Este trabalho visa analisar a veracidade do argumento apresentado
acima e também poderá ser ver se isso é verdade ou observar se existem outros
motivos para os ovos de Páscoa terem seus preços e valores tão elevados, quando
comparados com outros produtos de chocolate. Sabe-se que a venda de produtos
sazonais durante o ano é impulsionada pelo fator afetivo, cultural e mercadológico, o
que faz com que estes produtos tenham um valor de mercado considerado alto por
muitos consumidores. Tratando-se de ovos de Páscoa pode-se verificar um
expressivo valor agregado, que é influenciado não somente pela lucratividade do
fornecedor, mas também por complexidades na produção, transporte e marketing
envolvidos nas vendas. Estes fatores que compõem o preço são muitas vezes
desconhecidos pelo consumidor. Para a realização deste trabalho foi realizado um
formulário onde foi questionado aos entrevistados, suas opiniões e particularidades
quando direcionados ao fato da compra sazonal dos ovos de Páscoa. Dos 57
voluntários, 41 eram mulheres (70,2%), e 16 eram homens (29,8%). Foram
entrevistados voluntários com predominância de idade entre 21 e 40 anos, que
representaram 59,6%. Entre 1 e 20 anos, foram 24,6% das respostas, entre 41 e 60
anos foram 14% e por último, com apenas uma resposta, uma pessoa com mais de
61 anos, representando 1,8% da pesquisa. Nele 37 pessoas responderam que ainda
compram ovos de Páscoa nesta época, representando 64,9%. Portanto, a fragilidade
do produto exige uma tratativa diferente em seu manuseio, onde cada detalhe no
processo logístico faz diferença em seu preço final. Para que pessoas tenham
fidelidade a um produto, este precisa representar um valor significativo, e trazer
satisfação ao consumidor. Easter eggs are increasingly expensive and are currently considered by consumers to be a very expensive product, and their audience believes that these high values are mainly influenced by the fact that the company focuses heavily on its profit and, consequently, raise prices abnormally. This paper aims to analyze the truth of the argument described above and may also be to see if this is true or to see if there are other reasons for Easter eggs that have their prices and values so high when compared to other chocolate products. It is known that the sale of seasonal products during the year is driven by the affective, cultural and marketing factor, which makes these products have a high market value considered by many consumers. In the case of Easter eggs, a significant added value can be verified, which is influenced not only by the profitability of the supplier, but also by the complexities in production, transportation and marketing involved in sales. These factors that make up the price are often unknown to the consumer. For this work a form was made where respondents were asked their opinions and particularities when directed to the fact of seasonal purchase of Easter eggs. Of the 57 volunteers, 41 were women (70.2%) and 16 were men (29.8%). Volunteers with a predominance of ages between 21 and 40 years old were interviewed, representing 59.6%. Between 1 and 20 years, were 24.6% of responses, between 41 and 60 years were 14% and last, with only one answer, a person over 61 years, representing 1.8% of the survey. In it 37 people answered that they still buy Easter eggs at this time, representing 64.9%. Therefore, the fragility of the product requires a different tractate in its handling, where every detail in the logistics process makes a difference in its final price. For people to be loyal to a product, it needs to represent significant value, and bring consumer satisfaction, in other words, are personal characteristics |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5697 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
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