Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5697
Title: Complexidade no encarecimento dos ovos de Páscoa, diante dos cenários de produção, transporte e marketing
Authors: GARCIA, Igor Balan
FRANZOLIN, Lucas Gomes
BARBOSA, Luis Felipe
Advisor: SOUSA, Luís Cláudio Leite de
Other contributor: MASOTTI, Demerval Rogério
ASSIS, Camila Molena de
type of document: Monografia
Keywords: Logística;Páscoa;Chocolate;Transporte
Issue Date: 9-Dec-2019
Publisher: 114
Citation: GARCIA, Igor Balan; FRANZOLIN, Lucas Gomes; BARBOSA, Luis Felipe. Complexidade no encarecimento dos ovos de páscoa, diante dos cenários de produção, transporte e marketing. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em logística)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2019.
Abstract: Os ovos de Páscoa possuem um preço cada vez mais alto e, atualmente, são considerados pelos consumidores como um produto muito caro, sendo que seu público acredita que estes altos valores são influenciados principalmente pelo fato da empresa focar muito no lucro dela e, consequentemente, subir os preços de uma forma anormal. Este trabalho visa analisar a veracidade do argumento apresentado acima e também poderá ser ver se isso é verdade ou observar se existem outros motivos para os ovos de Páscoa terem seus preços e valores tão elevados, quando comparados com outros produtos de chocolate. Sabe-se que a venda de produtos sazonais durante o ano é impulsionada pelo fator afetivo, cultural e mercadológico, o que faz com que estes produtos tenham um valor de mercado considerado alto por muitos consumidores. Tratando-se de ovos de Páscoa pode-se verificar um expressivo valor agregado, que é influenciado não somente pela lucratividade do fornecedor, mas também por complexidades na produção, transporte e marketing envolvidos nas vendas. Estes fatores que compõem o preço são muitas vezes desconhecidos pelo consumidor. Para a realização deste trabalho foi realizado um formulário onde foi questionado aos entrevistados, suas opiniões e particularidades quando direcionados ao fato da compra sazonal dos ovos de Páscoa. Dos 57 voluntários, 41 eram mulheres (70,2%), e 16 eram homens (29,8%). Foram entrevistados voluntários com predominância de idade entre 21 e 40 anos, que representaram 59,6%. Entre 1 e 20 anos, foram 24,6% das respostas, entre 41 e 60 anos foram 14% e por último, com apenas uma resposta, uma pessoa com mais de 61 anos, representando 1,8% da pesquisa. Nele 37 pessoas responderam que ainda compram ovos de Páscoa nesta época, representando 64,9%. Portanto, a fragilidade do produto exige uma tratativa diferente em seu manuseio, onde cada detalhe no processo logístico faz diferença em seu preço final. Para que pessoas tenham fidelidade a um produto, este precisa representar um valor significativo, e trazer satisfação ao consumidor.
Easter eggs are increasingly expensive and are currently considered by consumers to be a very expensive product, and their audience believes that these high values are mainly influenced by the fact that the company focuses heavily on its profit and, consequently, raise prices abnormally. This paper aims to analyze the truth of the argument described above and may also be to see if this is true or to see if there are other reasons for Easter eggs that have their prices and values so high when compared to other chocolate products. It is known that the sale of seasonal products during the year is driven by the affective, cultural and marketing factor, which makes these products have a high market value considered by many consumers. In the case of Easter eggs, a significant added value can be verified, which is influenced not only by the profitability of the supplier, but also by the complexities in production, transportation and marketing involved in sales. These factors that make up the price are often unknown to the consumer. For this work a form was made where respondents were asked their opinions and particularities when directed to the fact of seasonal purchase of Easter eggs. Of the 57 volunteers, 41 were women (70.2%) and 16 were men (29.8%). Volunteers with a predominance of ages between 21 and 40 years old were interviewed, representing 59.6%. Between 1 and 20 years, were 24.6% of responses, between 41 and 60 years were 14% and last, with only one answer, a person over 61 years, representing 1.8% of the survey. In it 37 people answered that they still buy Easter eggs at this time, representing 64.9%. Therefore, the fragility of the product requires a different tractate in its handling, where every detail in the logistics process makes a difference in its final price. For people to be loyal to a product, it needs to represent significant value, and bring consumer satisfaction, in other words, are personal characteristics
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5697
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.