Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5689
Title: O lúdico no aprendizado: sugestões de mecânicas em ambiente de simulação para o ensino de logística.
Other Titles: The ludic in learning - the use of digital games for the teaching of Logistics
Authors: FÃO, Lucas Roberto
Advisor: SCHUSTER, Carlos Eduardo
Other contributor: GROSS, Rafael
SACILOTTI, Adaní Cusin
type of document: Monografia
Keywords: Jogos educativos;Simulação (aprendizagem)
Issue Date: 11-Dec-2019
Publisher: 114
Citation: FÃO, Lucas Roberto. O lúdico no aprendizado: sugestões de mecânicas em ambiente de simulação para o ensino de logística. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em logística)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2019.
Abstract: Jogos estão presentes desde o início da humanidade, sendo não só um fato cultural mas também social, com o crescente avanço da tecnologia, os jogos vem desenvolvendo uma roupagem mais nova, sendo incorporados às mais diversas tecnologias. Hoje em dia é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha acesso a alguma tecnologia que permita a execução de algum gênero de jogo digital. Podemos aproveitar essa presença praticamente constante dos jogos no nosso cotidiano, e fazer uma junção das mecânicas neles contidas, com conteúdos acadêmicos abordados nas mais diversas disciplinas dentro de diversas áreas, incluindo a logística, foco desse presente trabalho, com diversos gêneros e tipos, podemos fazer uso de jogos, ambientes de simulação, e dos conceitos de gamificação para dinamizar a pratica do ensino, simulações podem ser usadas para demonstrar as consequências imediatas de ações tomadas pelos alunos, jogos cooperativos ensinam que tarefas são mais fáceis quando realizadas por uma equipe comunicativa e com uma divisão de tarefas bem delimitada. O uso do lúdico não dispensa o uso das metodologias tradicionais de ensino, ao contrário, serve de apoio para a realização das mesmas, servindo muitas vezes como elemento motivador, e também como ferramentas para abordagens diferenciadas dos conteúdos a serem estudados, visando sempre o máximo aproveitamento e absorção do currículo escolar.
Games have been present since the beginning of humanity, being not only a cultural but also a social fact, with the growing advance of technology, the games has been developing a new clothes, being incorporated to the most diverse technologies, nowadays it is practically impossible to find someone that does not have access to some technology that allows the execution of some sort of digital game. we can take advantage of this almost constant presence of the games in our daily life, and make a combination of the mechanics contained therein, with contents covered in the most diverse disciplines in several areas, including logistics, the focus of this present work. with different genres and types, we can make use of games, simulation environments, and gamification concepts, to dynamize teaching practice, simulations can be used to demonstrate the immediate consequences of actions taken by students, cooperative games teach what tasks are easier when done by a communicative team and with a well-defined division of tasks. The use of playfulness does not dispense with the use of traditional teaching methodologies. On the contrary, it serves as a support for their achievement, often serving as a motivator, and as a tool for differentiated approaches to the contents to be studied, always aiming at maximizing and absorption of the school curriculum.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5689
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.