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dc.contributor.advisorSCHUSTER, Carlos Eduardo-
dc.contributor.authorFÃO, Lucas Roberto-
dc.contributor.otherGROSS, Rafael-
dc.contributor.otherSACILOTTI, Adaní Cusin-
dc.date.accessioned2021-09-01T17:54:38Z-
dc.date.available2021-09-01T17:54:38Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationFÃO, Lucas Roberto. O lúdico no aprendizado: sugestões de mecânicas em ambiente de simulação para o ensino de logística. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em logística)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5689-
dc.description.abstractJogos estão presentes desde o início da humanidade, sendo não só um fato cultural mas também social, com o crescente avanço da tecnologia, os jogos vem desenvolvendo uma roupagem mais nova, sendo incorporados às mais diversas tecnologias. Hoje em dia é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha acesso a alguma tecnologia que permita a execução de algum gênero de jogo digital. Podemos aproveitar essa presença praticamente constante dos jogos no nosso cotidiano, e fazer uma junção das mecânicas neles contidas, com conteúdos acadêmicos abordados nas mais diversas disciplinas dentro de diversas áreas, incluindo a logística, foco desse presente trabalho, com diversos gêneros e tipos, podemos fazer uso de jogos, ambientes de simulação, e dos conceitos de gamificação para dinamizar a pratica do ensino, simulações podem ser usadas para demonstrar as consequências imediatas de ações tomadas pelos alunos, jogos cooperativos ensinam que tarefas são mais fáceis quando realizadas por uma equipe comunicativa e com uma divisão de tarefas bem delimitada. O uso do lúdico não dispensa o uso das metodologias tradicionais de ensino, ao contrário, serve de apoio para a realização das mesmas, servindo muitas vezes como elemento motivador, e também como ferramentas para abordagens diferenciadas dos conteúdos a serem estudados, visando sempre o máximo aproveitamento e absorção do currículo escolar.pt_BR
dc.description.abstractGames have been present since the beginning of humanity, being not only a cultural but also a social fact, with the growing advance of technology, the games has been developing a new clothes, being incorporated to the most diverse technologies, nowadays it is practically impossible to find someone that does not have access to some technology that allows the execution of some sort of digital game. we can take advantage of this almost constant presence of the games in our daily life, and make a combination of the mechanics contained therein, with contents covered in the most diverse disciplines in several areas, including logistics, the focus of this present work. with different genres and types, we can make use of games, simulation environments, and gamification concepts, to dynamize teaching practice, simulations can be used to demonstrate the immediate consequences of actions taken by students, cooperative games teach what tasks are easier when done by a communicative team and with a well-defined division of tasks. The use of playfulness does not dispense with the use of traditional teaching methodologies. On the contrary, it serves as a support for their achievement, often serving as a motivator, and as a tool for differentiated approaches to the contents to be studied, always aiming at maximizing and absorption of the school curriculum.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher114pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectSimulação (aprendizagem)pt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO lúdico no aprendizado: sugestões de mecânicas em ambiente de simulação para o ensino de logística.pt_BR
dc.title.alternativeThe ludic in learning - the use of digital games for the teaching of Logisticspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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