Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5562
Título: SNELCAM – Goma medicamentosa de gelatina para o auxílio da dismenorreia primária: à base de piroxicam.
Título(s) alternativo(s): SNELCAN - Gum medicinality of gelatin for the aid of primary dysmenorrhea: Based by pyroxicam.
Autor(es): SOUZA, Amanda Mira de
BRITO, Victor Santos
SANTOS, Vitor Antônio De Lima dos
CAMPOS, Vitória Kimberlliny Menino de
NASCIMENTO, William Ferreira do
Orientador(es): SANT'ANA, Fernanda Caroline Bernardo
GUEDES, Felipe Rafael
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Medicamento;Tensão pré-menstrual
Data do documento: Jun-2019
Editor: 199
Referência Bibliográfica: SOUZA, Amanda Mira de. BRITO, Victor Santos. SANTOS, Vitor Antônio De Lima dos. CAMPOS, Vitória Kimberlliny Menino de. NASCIMENTO, William Ferreira do. SNELCAM – Goma medicamentosa de gelatina para o auxílio da dismenorreia primária: à base de piroxicam, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Farmácia) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2019
Resumo: A dismenorreia é uma síndrome caracterizada por um ou mais sintomas que se manifestam no período pré ou intra-menstrual. Essa cólica menstrual habitualmente inicia no abdômen inferior e, ocasionalmente, é descrita como dolorimento ou peso no hipogástrio, podendo irradiar-se para a região lombar e face interna das coxas. A dor geralmente é mais intensa no primeiro dia da menstruação e, em mais de 50% dos casos, é acompanhada por outros sintomas como náuseas, vômitos, palidez, cefaleia, diarreia, vertigem e desmaio. A dismenorreia primária se caracteriza por não apresentar causa orgânica que a justifique e é o tipo mais comumente diagnosticado entre as adolescentes. A dismenorreia funcional coincide com o início dos ciclos ovulatório e regulares, o que costuma ocorrer com maior frequência cerca de dois anos após a menarca (primeira menstruação). A maioria das adolescentes apresenta uma menarca indolor, iniciando com algum desconforto meses ou anos após a primeira menstruação. O Piroxicam é o princípio ativo de um remédio analgésico, antiinflamatório (não-esteroide) e antipirético, sendo quimicamente diferente com uma semivida longa que permite a sua administração uma vez ao dia. O piroxicam será incorporado em uma goma medicamentosa de gelatina que no seu mecanismo de ação é pela via oral passa pela faringe depois pelo esôfago, estomago, chegando no trato intestinal o fármaco é transportado diretamente para o fígado através da circulação porta e no fígado acontece a metabolização do piroxicam. A goma medicamentosa é uma formula farmacêutica sólida palatável, gelatinosa consistente e de fácil deglutição, particularmente interessante para pacientes submetidos a regimes terapêuticos prolongados ou com demandas especiais.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5562
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
farm_2019_1_amandamira_snelcam.pdf
  Restricted Access
1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.