Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5551
Title: Neofobia alimentar em crianças de fase pré-escolar
Other Titles: Neofobia food in preschool children
Authors: ALVES, Luiz Henrique Pereira
OLIVEIRA, Rafaella Steffany Alves de
BORGES, Raul Pietro dos Santos
BARBOSA, Sheila Cristina Melillo
Advisor: NAKANDAKARE, Patrícia Yury
type of document: Monografia
Keywords: Alimentação infantil;Nutrição da criança
Issue Date: Jun-2020
Publisher: 199
Citation: ALVES, Luiz Henrique Pereira. OLIVEIRA, Rafaella Steffany Alves de. BORGES, Raul Pietro dos Santos. BARBOSA, Sheila Cristina Melillo. Neofobia alimentar em crianças de fase pré-escolar, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2020
Abstract: Neofobia alimentar é o conceito usado para descrever o "medo do novo", o medo de novos alimentos. Muitas crianças não consomem alguns alimentos porque dizem que não gostam ou porque não têm acesso fácil e, muitas vezes, sem provar que acabam se tornando neofobia alimentar. Desde a fase pré-escolar, o nível de neofobia está aumentando, pois as crianças são grandemente influenciadas quando se trata de comida. Embora a mídia tenha muita influência sobre a alimentação das crianças, os pais ainda representam a função predominante em relação à rotina alimentar. O objetivo é minimizar o nível de neofobia em crianças de 5 a 8 anos. Nesse período, geralmente, a preferência é por alimentos industrializados que acabam limitando a descoberta de novos alimentos saudáveis. O método foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, um questionário on-line autoaplicável foi aplicado aos pais ou responsáveis e, na segunda etapa, um vídeo-livro virtual foi enviado às crianças. O material, preparado para este trabalho, foi chamado de “Isabel e suas novas amigas”. O videoclipe, que dura aproximadamente 3 minutos (03:24), foi enviado junto com o segundo questionário, usando mídias sociais para divulgação.Na primeira etapa do estudo, o questionário ENA foi lançado em 12/06/2020 e obteve um total de 45 respostas, onde pesquisamos o nível de neofobia. Exceto uma pessoa (eles não forneceram seus dados para a pesquisa). Após a primeira semana, quando lançamos o vídeo “Isabel e seus novos amigos”, tivemos 40 visualizações. Quando lançamos nosso segundo questionário, as respostas analisadas mostraram uma queda no nível de neofobia, passando do grupo B para o grupo A (o nível mínimo na ENA). Concluímos que a neofobia não é um assunto muito comentado, mas que é de grande importância e que, com essas informações, acreditamos que ajudamos pessoas, não apenas crianças, porque a neofobia está presente em todas as faixas etárias.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5551
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nut_2020_1_luizhenrique_neofobia.pdf
  Restricted Access
1.13 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.