Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5538
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZAMPIERI, David Ricardo-
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Sandra Regina Pereira-
dc.contributor.authorSILVA, Gabriel Fernando dos Santos-
dc.contributor.authorPEREIRA, Kaio De Sousa-
dc.contributor.authorSILVA, Kevin Veríssimo da-
dc.contributor.authorSILVA, Keyti Jesus da-
dc.contributor.authorSOARES, Marcelo Aguiar-
dc.contributor.authorSILVA, Raquel Cajé da-
dc.contributor.authorSILVA, Rodrigo Saturnino da-
dc.date.accessioned2021-08-20T20:26:24Z-
dc.date.available2021-08-20T20:26:24Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriel Fernando dos Santos. PEREIRA, Kaio De Sousa. SILVA, Kevin Veríssimo da. SILVA, Keyti Jesus da. SOARES, Marcelo Aguiar. SILVA, Raquel Cajé da. SILVA, Rodrigo Saturnino da. A contribuição do marketing de relacionamento para o fortalecimento da marca, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5538-
dc.description.abstractO projeto estudado é o aluguel de guarda-chuvas, que seriam retirados e devolvidos através de máquinas destinadas a isso. Para ter acesso aos guarda-chuvas o cadastro seria efetuado através do aplicativo, onde o cliente teria seu próprio login, podendo fazer a escolha do seu plano diário, semanal ou mensal, de acordo com a necessidade. O serviço também ofereceria uma bolsa para facilitar no transporte do guarda-chuva. Mas, é sabido que não chove todos os dias. Sendo assim, não seriam todos os dias os quais os cidadãos recorreriam ao serviço. Isso dificulta o marketing visual, tanto o da empresa que faz o serviço, quanto o dos parceiros do projeto. Surge então a pergunta: Qual a contribuição do Marketing de relacionamento para o fortalecimento da marca? Foi utilizado para o projeto um estudo de caso com questionário, a fim de comprovar a viabilidade do projeto. A amostra foi de 100 pessoas, a grande maioria de 15 a 25 anos. É possível concluir que, através das pesquisas, todas as ideias para o projeto foram viabilizadas. Foi constatada a necessidade vista para a criação do projeto, que é a disponibilidade de guarda-chuvas num preço viável para ocasiões oportunas, como as mudanças de clima repentinas. A maioria das pessoas não se preparam para esses momentos, tendo de improvisar quando o tempo muda. E o projeto tem a finalidade de sanar essa demanda. Além disso, foi evidenciado que as pessoas possuem forte ligação com as marcas. Sendo assim, o marketing de relacionamento faria com que essas pessoas que são fiéis aos seus bancos ou outras empresas parceiras naturalmente adiram a alternativa do aluguel. O fortalecimento dos laços entre a empresa e os clientes é a principal ferramenta para aumentar a credibilidade dos mesmos. Ao invés da divulgação massiva do serviço, é necessário cativar o cliente para que ele se torne também um parceiro da marca. Para tal feito é preciso suprir as necessidades dos clientes, por isso é importante a comunicação entre ambos. Dessa forma, o vínculo de fidelidade seria formado e o alcance seria maior, pois os clientes, em resultado da sua satisfação, divulgariam a empresa e os serviços prestados por ela para outras pessoas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher199pt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA contribuição do marketing de relacionamento para o fortalecimento da marcapt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of relationship marketing to the strengthening of the brandpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adm_2019_1_e-n_gabrielfernando_acontribuicao.pdf
  Restricted Access
790.73 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.