Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5483
Title: A utilização da gamificação para melhora de resultados
Other Titles: The use of gamification for improving results
Authors: CRISTHYNI, Agatha
MELO, Beatriz
ALMEIDA, Flávia
SNOLDO, Gabrielle
TOLEDO, Giovanna
PEREIRA, Mariana
MATIAS, Leandro
Advisor: VASCONCELOS, Sandra Regina Pereira
type of document: Monografia
Keywords: Administração de recursos humanos;Jogos eletrônicos
Issue Date: Jun-2021
Publisher: 199
Citation: CRISTHYNI, Agatha. MELO, Beatriz. ALMEIDA, Flávia. SNOLDO, Gabrielle. TOLEDO, Giovanna. PEREIRA, Mariana. MATIAS, Leandro. A utilização da gamificação para melhora de resultados, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2021
Abstract: Quando se trata de colaboradores, muitas vezes a formação e todos os certificados de graduação não são um problema para as empresas, mas sim o comportamento deles de acordo com as situações diárias em seu ambiente de trabalho e isso sempre acaba sendo uma grande questão para as organizações, principalmente quando estão em seu início. Dessa forma, pensamos em como usar as ferramentas que temos hoje em dia diante de tanta tecnologia e novos conceitos que surgem a cada momento em nossa sociedade para trazer soluções capazes de aumentar produtividade, motivação, trabalho em equipe nos colaboradores, trazendo assim mais resultados e rendimento para as mesmas. A gamificação é uma boa alternativa nessa questão, pois além de realmente promover melhoras em equipes, ela trás isso de maneira divertida e lúdica, trazendo diversos benefícios para o ambiente de trabalho e alcançando os resultados desejados, fazendo com que seus funcionários se doem mais. Apesar de ser um método antigo, não é algo muito falado e conhecido, o que acaba sendo novidade para muitos, pois esse ramo está tomando força de poucos anos para cá e vem sendo a solução de muitas empresas que aderem suas propostas. Em conjunto a gamificação pode colaborar para o desenvolvimento da Inteligência Emocional, onde é favorável a todos que o colaborador tenha a mesma bem desenvolvida para poder saber lidar com as questões que acabam surgindo em seu local de trabalho, de forma leve, profissional e responsável, sem causar mais dores de cabeça ou até mesmo intrigas entre a equipe. Com seus cinco pilares, a Inteligência Emocional tem grande importância na área profissional, pois ele junta o lado emocional e o racional do cérebro andando juntos e colaborando entre si, trazendo os resultados desejados. Trabalhando em conjunto com a gamificação, ambas vêm para que a produtividade e motivação se elevem, trazendo assim grandes resultados na empresa e consequentemente melhora na vida pessoal também.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5483
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adm_2021_1_e-t_agathacristhyni_autilizacao.pdf
  Restricted Access
564.24 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.