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Título: Eventos Geeks: do presencial ao online
Título(s) alternativo(s): Geeks Events: from presential to online
Autor(es): MONTEIRO, Vitoria Aparecida Pereira
Orientador(es): TENANI, Mariana Garcia de Abreu
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Eventos;Cultura popular;Cinema
Data do documento: 24-Jun-2021
Editor: 114
Referência Bibliográfica: MONTEIRO, Vitoria Aparecida Monteiro. Eventos Geeks: do presencial ao online.2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Eventos)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2021.
Resumo: Os termos “Geek” e “Nerd” rodeiam o mundo dos eventos nos últimos anos, devido à abundante geração de conteúdo para essa categoria de público, que abrange diversas pessoas ao redor do mundo. Muitas pessoas confundem os dois termos, até pensam que tem o mesmo significado. Porém, existem diferenças entre os dois, apesar de serem da mesma tipologia. No universo cinematográfico e na cultura Pop mundial, os Nerds ganharam espaço ao longo dos últimos anos, como a franquia Star Wars, Star Trek, Senhor dos Anéis, Matrix, entre outros exemplos. Ganhando um maior público e cada vez mais pessoas se identificando e se sentindo cada vez mais reconhecido nesse meio. Este trabalho tem como objetivo identificar e comparar as diferenças entre o formato presencial realizado em 2019 e 2020 em formato on-line dos principais eventos geeks – San Diego Comic Con Internacional, que passou a ter o nome de Comic Con At Home (ComicCon@Home) nos formatos online; e Comic Con Experience Brasil, titulado no formato virtual como CCXP Worlds: A Journey of Hope, devido à pandemia do Covid- 2019. A pesquisa se justifica pelo crescimento do mercado geek mundialmente. O mercado cinematográfico ao longo dos anos foi tendo bastante presença na vida das pessoas amantes de cinema, séries, quadrinhos. Seja qual for a categoria de entretenimento, fazendo os eventos serem bem populares e abrangendo todo o público possível, crianças, adolescentes, adultos e até os idosos. Foi realizado uma pesquisa exploratória de caráter quali-quantitativo, devido à familiaridade e complementação acerca dos eventos geeks no Brasil e no mundo, identificando se houve um aumento no número de participantes nas edições on-line e presencial, número de engajamento nas redes sociais seja por participantes, empresas e patrocinadores entre as edições. Além de entrevistas via e-mail e por áudio com Marcelo Forlani e Roberto Fabri, do Omelete Group. Os resultados deste presente trabalho são de que existem vantagens quanto desvantagens do evento em formato virtual tanto para o público quanto para os organizadores. A Comic Con Experience, o principal evento geek do segmento, os organizadores irão optar pelo formato híbrido logo após a pandemia. Tentando manter sempre as essências do evento presencial.
The terms "Geek" and "Nerd" have surrounded the world of events in recent years, due to the abundant generation of content for this category of audience, which comprises diverse people around the world. Many people confuse the two terms, even thinking they have the same meaning. However, there are differences between the two, despite being of the same typology. In the cinematographic universe and in world Pop culture, the Nerds have gained space over the last few years, such as the Star Wars, Star Trek, Lord of the Rings, and Matrix franchises, among other examples. Gaining a larger audience and more and more people identifying themselves and feeling increasingly recognized in this medium. This work aims to identify and compare the differences between the in-person format held in 2019 and 2020 in online format of the main geek events - San Diego Comic Con International, which went under the name Comic Con At Home (ComicCon@Home) in online formats; and Comic Con Experience Brazil, titled in virtual format as CCXP Worlds: A Journey of Hope, due to the Covid- 2019 pandemic. The research is justified by the growth of the geek market worldwide. The film market over the years has been having a lot of presence in the lives of people who love movies, series, comics. Whatever the entertainment category, making the events very popular and covering all the possible public, children, teenagers, adults, and even the elderly. An exploratory quali-quantitative research was carried out, due to the familiarity and complementation about the geek events in Brazil and in the world, identifying if there was an increase in the number of participants in the online and in-person editions, number of engagement in social networks either by participants, companies and sponsors between the editions. In addition to interviews via e-mail and audio with Marcelo Forlani and Roberto Fabri, from the Omelete Group. The results of this present work are that there are advantages and disadvantages of the event in virtual format for both the public and the organizers. The Comic Con Experience, the main geek event of the segment, the organizers will opt for the hybrid format right after the pandemic. Trying to always keep the essences of the face-to-face event.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5453
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