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Título: Tambores que não se calam: a umbanda do açoite aos palcos.
Título(s) alternativo(s): Drums that do not keep silent: umbanda lashes the stage
Autor(es): SANTIAGO, Thayna
Orientador(es): FERREIRA, Clarice Nunes
Outro(s) contribuidor(es): MALTONI, Márcia Aparecida
SANTOS, João Carlos dos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Eventos;Umbanda;Religião
Data do documento: 24-Jun-2021
Editor: 114
Referência Bibliográfica: SANTIAGO, Thayna. Tambores que não se calam: a umbanda do açoite aos palcos.2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Eventos)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2021.
Resumo: O crescimento da área de eventos proporcionou o advento de comemorações religiosas das mais diversas crenças; dentre elas destacam-se os eventos afro religiosos que se expandiram para fora das comunidades de terreiro, levando para a sociedade não só demonstrações de fé, mas também manifestações culturais e sociais. Esse espaço ocupado diante dos holofotes reascendeu diversas discussões de extrema importância histórica; questões sobre racismo religioso, intolerância religiosa e preconceitos raciais vieram à tona e ganharam notoriedade, com isso, o presente trabalho dedica-se a conceituar a origem das religiões de matrizes africanas que se enraizaram e se desenvolveram no Brasil, além de desmistificar os preconceitos e tabus que permeiam essas religiões, principalmente a Umbanda, através da contextualização histórica desde a chegada dos negros escravizados até a situação atual dessa vertente religiosa e seus eventos realizados na contemporaneidade. Revisões bibliográficas e documentais, atreladas pesquisa qualitativa e estudo de caso realizado no Templo de Umbanda Caboclo Flecha de Ouro, em Jundiaí-SP somados ao conhecimento empírico da pesquisadora, estruturam a metodologia desta pesquisa, que busca inventariar a importância dos eventos umbandistas da atualidade com o processo de constituição, resistência e superação dessa comunidade. As considerações finas foram baseadas nas análises dos dados coletados os aproximando as narrativas dos entrevistados com o contexto histórico cultural da Umbanda.
The growth of the events area provided the advent of religious commemorations of the most diverse faiths; among them, the Afro-religious events that have expanded beyond the “terreiro” communities stand out, bringing to society not only demonstrations of faith, but also cultural and social manifestations. This space in the spotlights has brought up several discussions of extreme historical importance; issues about religious racism, religious intolerance and racial prejudices came to the surface and gained notoriety. With this, the present work is dedicated to conceptualizing the origin of the African-based religions that took root and developed in Brazil, in addition to demystifying prejudices and taboos that permeate these religions, especially Umbanda, through the historical contextualization from the arrival of enslaved blacks to the current situation of this religion and its events held today. Bibliographic and documentary reviews, linked to qualitative research and a case study carried out at the Temple of Umbanda “Caboclo Flecha de Ouro”, in Jundiaí-SP, added to the researcher's empirical knowledge, structure the methodology of this research, which seeks to inventory the importance of current Umbanda events with the process of constitution, resistance and overcoming of this community. The final considerations were based on the analysis of the collected data, bringing the interviewees' narratives closer to the historical cultural context of Umbanda.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5451
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

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