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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5373
Título: | A diversidade linguística como condição da diversidade do conhecimento científico |
Título(s) alternativo(s): | Linguistic diversity as a condition of the diversity of scientific knowledge |
Autor(es): | GOROVITZ, Sabine JESUS, Paula Clarice Santos Grazziotin de MUNOZ, Angela Erazo |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Conhecimento;Comunicação científica |
Data do documento: | 10-Abr-2020 |
Referência Bibliográfica: | GOROVITZ, Sabine; JESUS; Paula Clarice Santos Grazziotin de; MUNOZ, Angela Erazo. A diversidade linguística como condição da diversidade do conhecimento científico. REGIT: revista de estudos de gestão, informação e tecnologia. Itaquaquecetuba, v.14, n.2, p.74 - 88, jul - dez, 2020. Dispinível em: http://www.revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT14-D5. Acesso em: 19 de julho de 2021 |
Série/Relatório no.: | REGIT: revista de estudos de gestão, informação e tecnologia v. 14 n. 2, p.74 - 88 - julho - dezembro/2020; |
Resumo: | Neste artigo, problematizamos a tendência ao monolinguismo do inglês no campo da ciência
como fenômeno que compromete a cientificidade e o acesso ao conhecimento. Além disso,
busca-se destacar as relações assimétricas entre línguas e a necessidade de fortalecer o elemento
local, a vitalidade da pesquisa sendo tributária da sua capacidade de circulação global, sem
invisibilizações que minorizam a participação de línguas e seus falantes no campo da ciência. In this article, we discuss the tendency in the field of science of English monolingualism as phenomenon that compromises scientificity and access to knowledge. Furthermore, the aim is to highlight the asymmetrical relationships between languages and the need to strengthen the local element, since the vitality of the research is directly dependent on the ability to its global circulation, without minimizing the participation of languages and their speakers in the field of science and higher education. En este artículo problematizamos la tendencia hacia el monolingüismo del inglés en el campo de la ciencia como fenómeno que compromete la cientificidad y el acceso al conocimiento. Además, buscamos resaltar las relaciones asimétricas entre lenguas y la necesidad de fortalecer el elemento local, siendo dependiente la vitalidad de la investigación de su capacidad de circulación global, sin invisibilizaciones que disminuyan la participación de las lenguas y sus hablantes en el campo de la ciencia. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5373 |
ISSN: | 2359-1145 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos do CPS |
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