Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5227
Título: A indústria 4.0 e o impacto na formação em gestão da produção: análise qualitativa com egressos e mercado.
Título(s) alternativo(s): Industry 4.0 and the impact on production management training: qualitative analysis with graduates and the market.
Autor(es): MESSIAS, Carlos Henrique
ROMÂO, Janini Fernanda Batista
ROLAND, Carlos Eduardo de França
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Competência profissional;Controle da produção;Indústria 4.0
Data do documento: Ago-2020
Editor: 109
Referência Bibliográfica: MESSIAS, Carlos Henrique Berteli ; ROMÂO, Janini Fernanda Batista; ROLAND, Carlos Eduardo de França. A indústria 4.0 e o impacto na formação em gestão da produção: análise qualitativa com egressos e mercado. Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão, Franca, v.2, n.3, p.1-24, ag./dez 2020. Disponível em: https: https://revistaedufatec.fatecfranca.edu.br/wp-content/uploads/2021/05/edufatec-n03v2a01.pdf. Acesso em: 03 junho 2021.
Série/Relatório no.: Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão;V.2,N.3 – agosto-dezembro/2020
Resumo: A indústria mundial passa por revoluções ao longo da história em um processo contínuo de atualização e inovação. A cada nova revolução industrial cresce a necessidade de aperfeiçoamento técnico dos profissionais. Para atuar nos cenários presente e futuro de produção industrial é necessário desenvolver habilidades e competências interdisciplinares. Empresas têm adotado maquinários modernos e sistemas digitais avançados que possibilitam a troca de informações nas linhas de produção com o restante da empresa. Para que os profissionais estejam capacitados e consigam lidar com as novas ferramentas tecnológicas usadas, devem possuir visão sistêmica e conhecimentos específicas para atuarem no mercado. Este artigo tem por objetivo relatar o estudo feito para identificar o impacto da adoção da Indústria 4.0 na formação profissional de estudantes da área de gestão industrial, pela avaliação da percepção dos formandos e recém-formados destes cursos em relação à qualificação demandada, e identificar como o mercado caracteriza o perfil para as vagas ofertadas. O estudo foi baseado em pesquisa bibliográfica exploratória, pesquisa qualitativa com alunos universitários sobre suas percepções, e por meio de consulta a executivo de uma indústria do setor de aeronaves buscou-se levantar as necessidades para exercício profissional. Os resultados foram analisados qualitativamente para compreender as percepções dos estudantes da área e a visão de uma empresa sobre as competências e habilidades necessárias para se atuar profissionalmente. Foi evidenciada a necessidade de se alargar os tópicos tratados nos cursos para se desenvolver uma visão mais holística dos pilares da Indústria 4.0.
scenarios of industrial production, it is necessary to develop interdisciplinary skills and competences. Companies have adopted modern machinery and advanced digital systems that make it possible to exchange information on the production lines with the rest of the company. To be trained and be able to deal with the new applied technological tools, professionals must have a systemic view and specific knowledge to act in the market. This article aims to report the study undertaken to identify the impact of the adoption of the Industry 4.0 on the students’ professional training in the industrial management area, by assessing the perception of the graduates and recent graduates from these courses in relation to the required qualification, and to identify how the market characterizes the profile for the vacancies offered. The study was based on exploratory bibliographic research, qualitative research with university students on their perceptions, and through some appointments made by an executive of an industry in the aircraft sector, we raised the needs for professional practices. The results were analyzed qualitatively to understand the students perceptions of the field and the company's view of the competencies and skills necessary to act professionally. The need to broaden the topics covered in the courses was highlighted in order to develop a more holistic view of the pillars of the Industry 4.0
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5227
ISSN: 2595-5942
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos do CPS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edufatec-n03v2a01.pdf709.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.