Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5227
Title: | A indústria 4.0 e o impacto na formação em gestão da produção: análise qualitativa com egressos e mercado. |
Other Titles: | Industry 4.0 and the impact on production management training: qualitative analysis with graduates and the market. |
Authors: | MESSIAS, Carlos Henrique ROMÂO, Janini Fernanda Batista ROLAND, Carlos Eduardo de França |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Competência profissional;Controle da produção;Indústria 4.0 |
Issue Date: | Aug-2020 |
Publisher: | 109 |
Citation: | MESSIAS, Carlos Henrique Berteli ; ROMÂO, Janini Fernanda Batista; ROLAND, Carlos Eduardo de França. A indústria 4.0 e o impacto na formação em gestão da produção: análise qualitativa com egressos e mercado. Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão, Franca, v.2, n.3, p.1-24, ag./dez 2020. Disponível em: https: https://revistaedufatec.fatecfranca.edu.br/wp-content/uploads/2021/05/edufatec-n03v2a01.pdf. Acesso em: 03 junho 2021. |
Series/Report no.: | Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão;V.2,N.3 – agosto-dezembro/2020 |
Abstract: | A indústria mundial passa por revoluções ao longo da história em um processo
contínuo de atualização e inovação. A cada nova revolução industrial cresce a
necessidade de aperfeiçoamento técnico dos profissionais. Para atuar nos cenários
presente e futuro de produção industrial é necessário desenvolver habilidades e
competências interdisciplinares. Empresas têm adotado maquinários modernos e
sistemas digitais avançados que possibilitam a troca de informações nas linhas de
produção com o restante da empresa. Para que os profissionais estejam
capacitados e consigam lidar com as novas ferramentas tecnológicas usadas,
devem possuir visão sistêmica e conhecimentos específicas para atuarem no
mercado. Este artigo tem por objetivo relatar o estudo feito para identificar o impacto
da adoção da Indústria 4.0 na formação profissional de estudantes da área de
gestão industrial, pela avaliação da percepção dos formandos e recém-formados
destes cursos em relação à qualificação demandada, e identificar como o mercado
caracteriza o perfil para as vagas ofertadas. O estudo foi baseado em pesquisa
bibliográfica exploratória, pesquisa qualitativa com alunos universitários sobre suas
percepções, e por meio de consulta a executivo de uma indústria do setor de
aeronaves buscou-se levantar as necessidades para exercício profissional. Os
resultados foram analisados qualitativamente para compreender as percepções dos
estudantes da área e a visão de uma empresa sobre as competências e habilidades
necessárias para se atuar profissionalmente. Foi evidenciada a necessidade de se
alargar os tópicos tratados nos cursos para se desenvolver uma visão mais holística
dos pilares da Indústria 4.0. scenarios of industrial production, it is necessary to develop interdisciplinary skills and competences. Companies have adopted modern machinery and advanced digital systems that make it possible to exchange information on the production lines with the rest of the company. To be trained and be able to deal with the new applied technological tools, professionals must have a systemic view and specific knowledge to act in the market. This article aims to report the study undertaken to identify the impact of the adoption of the Industry 4.0 on the students’ professional training in the industrial management area, by assessing the perception of the graduates and recent graduates from these courses in relation to the required qualification, and to identify how the market characterizes the profile for the vacancies offered. The study was based on exploratory bibliographic research, qualitative research with university students on their perceptions, and through some appointments made by an executive of an industry in the aircraft sector, we raised the needs for professional practices. The results were analyzed qualitatively to understand the students perceptions of the field and the company's view of the competencies and skills necessary to act professionally. The need to broaden the topics covered in the courses was highlighted in order to develop a more holistic view of the pillars of the Industry 4.0 |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5227 |
ISSN: | 2595-5942 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos do CPS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
edufatec-n03v2a01.pdf | 709.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.