Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4995
Título: Potenciais efeitos da radiação residual de serviços de imagens médicas: avaliação do serviço de raios-x do Hospital Santo Antônio do município de Votorantim
Autor(es): MANRIQUE JUNIOR, Alessandro
Orientador(es): IRAZUSTA, Silvia Pierre
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Genômica;Exposição ocupacional;Serviço hospitalar de medicina nuclear;Bioindicadores;Radiação (calor);Efeitos atmosféricos
Data do documento: Jul-2020
Editor: 003
Referência Bibliográfica: MANRIQUE JUNIOR, Alessandro. Potenciais efeitos da radiação residual de serviços de imagens médicas: avaliação do serviço de raios-x do Hospital Santo Antônio do município de Votorantim. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2020.
Resumo: O corpo humano e da maioria dos seres vivos terrestres estão habituados as radiações do cotidiano, estas denominadas radiações não ionizantes, são de baixa energia, e não oferecem danos, a menos que o indivíduo esteja exposto a longas exposições. Mas ainda, existem radiações denominadas ionizantes, os efeitos causados por essa radiação nos seres vivos, têm utilidade na medicina, pois trata-se de uma forma de propagação de energia, capaz de emitir elétrons dos átomos, tendo aplicação em diagnóstico por imagem, destruição de tecidos indesejáveis e esterilização do material hospitalar. Entretanto, esses procedimentos podem provocar danos a tecidos saudáveis, senão por via de contaminação, por meio de falhas de desgastes mecânicos, erros humanos, e acidentes de maior gravidade, os danos podem ser sentidos pelos operários do equipamento, através da radiação residual. Neste projeto será identificado se há incidência de radiação residual, através do biomonitoramento, que consiste na detecção de estímulos indevidos no ambiente, e das alterações que o bioindicador sofre, assim permitindo avaliar a qualidade do local de serviço de imagens. Durante um intervalo de tempo as plantas bioindicadoras da espécie Tradescantia pallida serão expostas aos locais onde há o potencial de radiação ionizante. Após o recolhimento das amostras, será aplicada a técnica do ensaio de cometas ou Eletroforese em Gel de Célula Única, esse método genotoxicológico tem o propósito de detecção do grau de fragmentação do DNA, avaliando as amostras por níveis de dano sofrido. Do resultado, é avaliado a integridade da segurança ocupacional do ponto de vista das radiações ionizantes.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4995
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRO MANRIQUE JUNIOR.pdf
  Restricted Access
3.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.