Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4969
Título: | Aplicação de ferramentas da qualidade na melhoria de gestão de uma agência de viagens em Franca- SP |
Título(s) alternativo(s): | Application of quality tools to improve the management of a travel agency in Franca- SP |
Autor(es): | ALVES, Daniele Silva CARLONI, Alessandro Ramos |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Agência de viagens;Administração da qualidade;Fluxograma;Turismo |
Data do documento: | Jan-2019 |
Editor: | 109 |
Referência Bibliográfica: | ALVES, Daniele Silva Alves; CARLONI, Alessandro Ramos. Aplicação de ferramentas da qualidade na melhoria de gestão de uma agência de viagens em Franca- SP, Franca, v.2 n.1, p. 1-17, jan. /jun. 2020. Disponível em: https://revistaedufatec.fatecfranca.edu.br/wp-content/uploads/2019/09/APLICA%C3%87%C3%83O-DE-FERRAMENTAS-DA-QUALIDADE-NA-MELHORIA-DE-GEST%C3%83O-DE-UMA-AG%C3%8ANCIA-DE-VIAGENS-EM-FRANCA-SP.pdf. Acesso em: 17 maio 2021. |
Série/Relatório no.: | Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão;v.2 N.1 – janeiro-julho/2019 |
Resumo: | A indústria do turismo é de grande importância, movimentando uma longa cadeia de
negócios, entre elas a das agências de turismo. Com a expansão da economia, é
importante que estas agências sejam bem gerenciadas, permitindo assim um forte
elo com outros segmentos e agregando valor ao mercado. Com o intuito de
proporcionar uma visão organizada dos produtos e serviços, foi proposto um plano
de ideias e melhorias com a introdução de uma gestão de qualidade dos processos
de gerenciamento de uma empresa de turismo de pequeno porte na cidade de
Franca/SP. O objetivo proposto deste trabalho foi identificar problemas e sugerir
soluções quanto a preparação de uma viagem na agência em questão, com o uso
de algumas ferramentas da qualidade. A metodologia utilizada no trabalho foi
através de um estudo de caso “in loco” na agência e pesquisas de campo realizada
por meio de visitas e entrevistas com os proprietários da empresa, complementado
com pesquisas bibliográficas. Considerando-se os problemas encontrados, analisouse e foram implementadas as ferramentas da qualidade denominadas de
fluxograma, como uma alternativa para sistematizar o processo total da
programação de uma viagem, a folha de verificação, para auxiliar na identificação de
falhas antes e depois das viagens programadas e a carta de controle que possibilita
avaliar o histórico de demandas de viagens ao longo de um tempo. Obteve-se uma
melhora significativa no desenvolvimento dos processos de preparação de uma
viagem, permitindo todo controle do processo e possivelmente economia de tempo,
garantindo assim um melhor gerenciamento de todo processo operacional, a custos
baixos. The tourism industry is of great importance as it moves a wide variety of business, including travel agencies. Whit the expansion of the economy, it is important that the agencies are well managed, thus allowing a strong link with other segments and adding value to the market. In order to provide an organized view of products and services, a plan of ideas and improvement was proposed with the introduction of a quality management of the management processes of the tourism company in the city of Franca-SP. The objective of this article is to identify problems and to suggest solutions regarding the preparation of a trip in the agency in question. The methodology used in this article was based on a case study "on site" in the agency, and field research realized through visits and interviews with business ownerscomplemented with bibliographical research. Considering that the question of quality evolves over time, we used the flowchart tools as an alternative to evaluate the total process of scheduling a trip, the check sheet that assists in the identification of failures to improve the travel process, and the control chart that makes it possible to assess the growth of travel demanding over time. There was a significant improvement in the development of travel preparation processes, allowing all process control and possibly time saving, enabling a better management of the whole operational process with low costs. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4969 |
ISSN: | 2595-5942 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos do CPS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA MELHORIA janeiro-julho 2019.pdf | 917.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.