Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4914
Título: Sistema autocontrolado para o cultivo de plantas
Autor(es): LIMA, Danilo Tavares de
SALES, Waldemir Donizeti
Orientador(es): YAMAMOTO, Roberto Katsuhiro
Outro(s) contribuidor(es): MARCOS, Paulo Jorge Brazão
HERNANDEZ, Leonardo Frois
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sistemas de cultivo;Cultivo de plantas;Hidroponia;Estufas;Microcontrolador;Circuitos elétricos
Data do documento: 14-Dez-2020
Editor: 002
Referência Bibliográfica: LIMA, Danilo Tavares de; SALES, Waldemir Donizeti. Sistema autocontrolado para o cultivo de plantas, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2020.
Resumo: A necessidade de produção de alimentos, mesmo em áreas restritas, com os mais diversos tipos de problemas (clima, disputas territoriais, questões biológicas e outros) sempre existiu, desde a antiguidade. Isso se tornou crítico nos tempos modernos, entre outras coisas, pelo aumento populacional. Com tal motivação, procurou-se pesquisar possibilidades para projetar uma estufa, considerando as características mais adequadas (microclima), para o melhor desenvolvimento das plantas, evitando o uso de agrotóxicos, ganhando qualidade de vida e menores custos no cultivo. Neste trabalho foi desenvolvido um sistema autônomo, uma estufa climatizada indoor que utiliza o conceito da hidroponia. A estufa foi montada com materiais que tínhamos em mãos como placas de policarbonato. No desenvolvimento do hardware foi utilizado o microcrontrolador PIC. O microcrontrolador foi montado em uma placa de fenolite e ligado a outros componentes (transistores, resistores, relés e etc). Para o esquema elétrico e o desenvolvimento da placa foi utilizado o software Proteus 8.1. Foram utilizados para o controle de temperatura um sensor de temperatura, uma ventoinha e uma lâmpada dicroica. Foram realizadas pesquisas com objetivo de estabelecer quais os tipos de nutrientes utilizados. Foram realizados testes práticos e observados os resultados, possibilitando o desenvolvimento das sementes de escarola em pequenas folhagens. A realização deste trabalho demonstrou de maneira satisfatória a possibilidade do desenvolvimento de tecnologias mais elaboradas e com maiores investimentos, o que traria melhores resultados no cultivo de plantas.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4914
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danilo Tavares de Lima.pdf
  Restricted Access
1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.