Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4802| Título: | Estudos e conceitos do framework ITIL v3 + estudo de caso |
| Autor(es): | LIMA, Gustavo Paulo de |
| Orientador(es): | TSAI, David |
| Tipo documental: | Monografia |
| Palavras-chave: | Governança corporativa;Sistemas de informação;Segurança de redes;Administração da qualidade |
| Data do documento: | Jul-2020 |
| Editor: | 002 |
| Referência Bibliográfica: | LIMA, Gustavo Paulo de. Estudos e conceitos do framework ITIL v3 + estudo de caso, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, 2020. |
| Resumo: | O trabalho a seguir tem como objetivo principal explicitar, como um estudo, a
origem, história, terminologia, e os conceitos que fundamentam o framework ITIL
v3, que é dividido em cinco tópicos/livros. Também será apresentado um estudo
de caso comprovando na prática a efetividade dessa metodologia, sendo
apresentado o estado de funcionamento de uma empresa antes e depois da
implantação da metodologia ITIL em suas operações . Os cinco livros do ITIL
constituem uma série de melhores práticas para o Gerenciamento de Serviços
de TI. Atualmente, muitas empresas ao redor do mundo adotam melhores
práticas de organização do gerenciamento com os negócios, e o ITIL acabou se
tornando fator crítico para o sucesso. The following work has as main objective to explain, as a study, the origin, history, terminology, and the concepts that underlie the ITIL v3 framework, which is divided into five topics / books. A case study will also be presented proving in practice the effectiveness of this methodology, being presented the state of operation of a company before and after the implementation of the ITIL methodology in its operations. The five ITIL books constitute a series of best practices for IT Service Management. Today, many companies around the world adopt best management organization practices with their businesses, and ITIL has become a critical success factor. |
| URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4802 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Gustavo Paulo de Lima.pdf Restricted Access | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.