Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4665
Title: Eventos sustentáveis: um estudo comparativo de normas correlatas Brasil – Portugal sobre ergonomia no trabalho e sustentabilidade na área de eventos
Authors: BARBOSA, José Alberto Maia
Advisor: BALLERINI, Adriana Perroni
type of document: Artigo científico
Keywords: Eventos;Sustentabilidade;Ergonomia
Issue Date: 23-Nov-2020
Publisher: 114
Citation: BARBOSA, José Alberto Maia. Eventos sustentáveis: um estudo comparativo de normas correlatas Brasil – Portugal sobre ergonomia no trabalho e sustentabilidade na área de eventos. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Eventos)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2020.
Abstract: O Brasil está entre os dez países do mundo que mais sediam eventos internacionais, devido às diferentes características desses eventos, os impactos decorrentes podem ocorrer antes, durante ou depois de sua realização. Tornar um evento mais sustentável hoje é uma ação pontual, mas que incentiva a evolução da consciência global em prol da sustentabilidade, devendo ser adotada visando sempre a evolução dos resultados a serem obtidos. O presente estudo comparou e analisou a norma ABNT NBR ISO 20121, editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas com o Guia para Eventos Sustentáveis, editado pelo Grupo de Trabalho Eventos Sustentáveis do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável - BCSD Portugal, com o objetivo principal de explicitar o âmbito e diferenciações dessas normas para eventos sustentáveis, quanto à sua utilização na ergonomia do trabalho, aos níveis de saúde, segurança e sustentabilidade e tendo como objetivos secundários, a elaboração de um conjunto de ações, a serem adotadas pelos gestores de eventos, sensibilizando-os a promover um evento, organizado com sustentabilidade, apontando a importância da adoção de ações corretivas, fundamentadas nas normas. A metodologia aplicada, foi exploratória, quantitativa e qualitativa, a ferramenta utilizada, foi o Cubo de Bray e Thomas, que possibilitou abordar tridimensionalmente a categorização dos vários níveis da pesquisa. As conclusões principais do trabalho responderam que formas variáveis ergonômicas podem agregar valor no trabalho de um setor de eventos, havendo sinergia entre as iniciativas conduzidas pelas áreas de ergonomia e eventos, na priorização e eficácia das ações e do uso de recursos limitados.
Description: Trabalho apresentado no ABERGO 2020 - XX Congresso Brasileiro de Ergonomia, da Associação Brasileira de Ergonomia.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4665
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Alberto Maia Barbosa.pdf217.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.