Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4575
Título: Comparação entre fertilizantes orgânicos e inorgânicos com o plantio de rabanetes
Autor(es): FELIX, João Victor Soares P.
ANDRADE, Laura Tamires
VICENTE, Nathaly T. Ap.
Orientador(es): JACOB, Edelma Alencar Lima
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Química;Adubação;Rabanete;Fertilizantes
Data do documento: Dez-2020
Editor: 027
Referência Bibliográfica: FELIX, João Victor Soares P.; ANDRADE, Laura Tamires; VICENTE, Nathaly T. Ap.. Comparação entre fertilizantes orgânicos e inorgânicos com o plantio de rabanetes. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química) – Etec Amim Jundi, Osvaldo Cruz, SP, 2020.
Resumo: O trabalho visa a comparação do desenvolvimento do rabanete em solos tratados com adubos orgânicos e fertilizantes inorgânicos. Cada solo possui uma característica (cor, umidade, proliferação de microrganismos e etc.) e algumas deficiências de nutrientes específicos. Os fertilizantes, em geral, são fornecedores desses nutrientes para o solo, de acordo com a sua necessidade. O nitrogênio (nutriente chave para a formação de proteínas e aminoácidos), o fósforo (que captura e transfere energia para a fotossíntese) e o potássio (que regula o fluxo de água das plantas e atua no balanço iônico das cargas elétricas que se movem nas membranas celulares), são os três macronutrientes primários fundamentais para que as plantas cresçam e, por isso são muito utilizados na composição dos fertilizantes inorgânicos e estão presentes nos fertilizantes orgânicos. Os fertilizantes orgânicos são feitos a partir de restos vegetais e animais (folhas secas, restos de alimentos, esterco de animais e etc.) e os fertilizantes inorgânicos são produzidos com compostos específicos que contenham os componentes que se deseja. Nesse trabalho, o fertilizante orgânico foi produzido com o auxílio de uma composteira manual feita pelo grupo e aplicado no solo que continha o rabanete, enquanto o adubo inorgânico NPK comercial foi aplicado em outro solo que também continha rabanete. A plantação da hortaliça em diferentes solos mostra de uma maneira mais eficiente as vantagens e desvantagens de cada tipo de fertilizante
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4575
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC COMPARAÇÃO ENTRE FERTILIZANTES ORGÂNICOS E.pdf
  Restricted Access
2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.