Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4538
Título: Pesquisa de campo como parte da análise de viabilidade para o desenvolvimento de um dispositivo de corte nacional, de baixo custo, para utilização por profissionais socorristas no atendimento pré-hospitalar
Autor(es): VIANNA, Nicole da Silva
Orientador(es): IRAZUSTA, Silvia Pierre
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Tesoura APH;Equipamentos e provisões hospitalares;Primeiros socorros;Pesquisa biomédica
Data do documento: Jun-2020
Editor: 003
Referência Bibliográfica: VIANNA, Nicole da. Pesquisa de campo como parte da análise de viabilidade para o desenvolvimento de um dispositivo de corte nacional, de baixo custo, para utilização por profissionais socorristas no atendimento pré-hospitalar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2020.
Resumo: O atendimento pré-hospitalar definido na literatura como primordial para preservar a vida das vítimas em ocorrências, necessita que os profissionais capacitados a realizar os primeiros socorros portem recursos materiais ou ferramentas eficientes para minimizar o tempo crítico no atendimento. Atualmente em chamados emergenciais utiliza-se da tesoura ponta romba (ausente de ponta perfurante) para cortar a vestimenta e assim, acessar rapidamente os ferimentos ou locais lesados. Entretanto, muitas vezes, esta ferramenta pode apresentar resistência ao cortar cintos ou tecidos com espessura superior ao padrão. Diante disso, o presente trabalho, teve como objetivo quantificar a percepção dos socorristas e profissionais relacionados, em relação à necessidade do produto, por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado a fim de justificar a pertinência e utilidade do produto. Este trabalho constitui um subprojeto do Projeto Multidisciplinar para o Desenvolvimento de uma Ferramenta de Corte Nacional para Socorristas. Para a metodologia elaborou-se um questionário online semi-estruturado, baseando-se nos conceitos literários. O link da pesquisa foi enviado à 49 pessoas da área da saúde relacionadas diretamente e indiretamente com os primeiros socorros. Acessaram o site 39 profissionais, mas 27 foram os que ingressaram no estudo. Os resultados mostraram que a maioria dos profissionais que participaram do estudo além de exercerem a profissão num tempo superior há 3 anos, já enfrentaram alguma dificuldade com a remoção e secção de vestimenta das vítimas. Muitos não conhecem uma ferramenta alternativa que possa suprir esse déficit, mas que se desenvolvida para este fim nacionalmente e com baixo custo, revelam interesse em adquirir. Assim os dados apontaram uma perspectiva positiva de demanda pela ferramenta de corte em desenvolvimento validando o objetivo final deste trabalho. O dispositivo de corte em desenvolvimento pelo projeto de extensão, encontra-se em fase de pesquisa, que por questões éticas do requisitante se mantém em sigilo.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4538
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TG VERSÃO FINAL - NICOLE VIANNA .pdf
  Restricted Access
1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.