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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4435
Título: | Análise da variação do teor de manganês e cromo na resistência ao desgaste dos aços austeníticos ao manganês - Hadfield |
Autor(es): | TRINDADE, Adriel de Brito Maciel |
Orientador(es): | ROSSINO, Luciana Sgarbi |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Manganês;Cromo;Aço inoxidável austenítico;Desgaste;Abrasão |
Data do documento: | Jun-2020 |
Editor: | 003 |
Referência Bibliográfica: | TRINDADE, Adriel de Brito Maciel. Análise da variação do teor de Manganês e cromo na resistência ao desgaste dos aços austeníticos ao manganês: Hadfield, 2020. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Processos Metalurgicos) – Fatec José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2020. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar a influência da variação de manganês e cromo na resistência ao desgaste de aço austeníticos ao manganês, aplicado em britadores de minério, e verificar os mecanismos de encruamento atuantes nessas ligas. Considerando a importância desse material para mineração e a importância desse setor para nosso país, toda pesquisa que vise compreender suas propriedades e gerar conhecimento, é de grande valia. Para tanto, foram produzidas ligas com teor de manganês (Mn) variando entre 12 e 21%, contendo cromo entre 0,31 a 2,06 %. A resistência ao desgaste das ligas estudadas foi determinada através da realização de ensaios de microabrasão por esfera fixa. Para a análise dos mecanismos de encruamento, foram realizados ensaios de impacto por martelamento seguido de metalografia óptica e ensaio de perfil de dureza. Os resultados evidenciaram que o aço com percentual mais elevado de manganês, 21,4%, com adição de cromo possui maior resistência ao desgaste. Observou-se que o mecanismo atuante no encruamento dessas ligas é a maclação de deformação, podendo elevar a dureza desses aços em valores quatro vezes maior que sua dureza inicial. Conclui-se que o teor de Mn e Cr presente nesses materiais influenciam na resistência ao desgaste abrasivo, sendo o Mn de maior influência, e que o mecanismo de encruamento atuante para esses aços é a maclação de deformação |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4435 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
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