Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4384
Title: | A ascensão das start-ups de transporte particular de passageiros no brasil e sua relação com o desemprego |
Other Titles: | The rise of private passenger transport start-ups in Brazil and their relationship with unemployment |
Authors: | NUNES, Alessandro da Silva VIEIRA, Kathleen Mendonça SANTOS, Daiane Rodrigues dos |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Empreendedorismo;Transporte urbano;Desemprego |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | 004 |
Citation: | NUNES, Alessandro da Silva, VIEIRA, Kathleen Mendonça, SANTOS, Daiane Rodrigues dos. A ascensão das start-ups de transporte particular de passageiros no brasil e sua relação com o desemprego. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.7, n.2, p.52-74, dez.2019/. Disponível em: https://fatecbr.websiteseguro.com/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/228 |
Series/Report no.: | R.Tec.FatecAM, Americana, v.7, n.2, p.52-74, dez.2019; |
Abstract: | O transporte particular de passageiros passou por mudanças e adaptações nos últimos 5 anos com a ascensão das start-ups, como Uber, Cabify e 99, que propõem aos seus parceiros (motoristas) uma oportunidade de renda. Neste mesmo período o Brasil passou por uma constância no aumento de pessoas desempregadas. Buscando uma solução ao desemprego, trabalhadores encontraram nas start-ups de transporte particular de passageiros uma alternativa. Sendo assim, apesar do cenário econômico desfavorável, as start-ups tiveram uma grande oportunidade de negócio com os desempregados, que até então tinham em seu patrimônio um bem durável (automóvel) e que, por sua maioria, não gerava ganho financeiro, possibilitando assim, a realização da parceria, entre desempregados e start-up. A partir deste cenário, para a fundamentação do estudo, empregamos os modelos em Espaço de Estado. Os resultados foram satisfatórios e apontaram que na modelagem da série contendo a evolução das start-ups de transporte particular de passageiros no Brasil a componente que representa o volume de desempregados (variável explicativa) é estatisticamente significativa, corroborando com trabalhos semelhantes já publicados Private passenger transport has undergone changes and adaptations in the last 5 years with the rise of start-ups, such as Uber, Cabify and 99, which offer their partners (drivers) an income opportunity. In the same period, Brazil experienced a steady increase in the number of unemployed people. Seeking a solution to unemployment, workers found private passenger startups as an alternative. Thus, despite the unfavorable economic scenario, start-ups had a great business opportunity with the unemployed, who until then had a durable asset in their assets (automobile) and which, for the most part, did not generate financial gain, thus enabling, the realization of the partnership, between unemployed and start-up. From this scenario, for the foundation of the study, we used the models in State Space. The results were satisfactory and showed that in the modeling of the series containing the evolution of private passenger transport start-ups in Brazil, the component that represents the volume of unemployed (explanatory variable) is statistically significant, corroborating with similar works already published. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4384 |
ISSN: | 2446-7049 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos do CPS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Alessandro da Silva Nunes.pdf | 842.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.